A Unicafes participou, no dia 28 de agosto, de uma audiência com o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, para discutir as estratégias do Ministério para o fortalecimento do Cooperativismo Solidário no Brasil. O evento foi na sede do MDA, em Brasília. 

             Entre as medidas sugeridas pela Unicafes, estão as ações previstas para o Ano Internacional das Cooperativas, priorizando o reconhecimento deste modelo de organização no desenvolvimento social e econômico da Agricultura Familiar, com marco legal apropriado, políticas públicas e ações estruturantes.

Vargas afirmou que o cooperativismo é importante para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, e que articula uma estruturação no Ministério para suprir as demandas de Chamadas Públicas, entre outras. De acordo com o Ministro, a Presidente Dilma Rousseff pretende investir mais em Assistência Técnica e Extensão Rural no país.

Representando a Unicafes estavam o presidente da Executiva Nacional, Luiz Possamai, o Assessor Institucional, Alcidir Zanco, Genes Fonseca Rosa - presidente da Unicafes/SC, Generosa de Oliveira - presidente da Cenater e membro do Conselho Administrativo da Unicafes, Silvio Monteiro – Diretor Financeiro da Unicafes, e Valons Mota – Secretário Geral, também participaram da reunião o presidente da Confesol, José Paulo Crisóstomo,  e Ciro Correa - Assessor.