Membros da Unicafes estiveram na Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) para apresentar as demandas dos jovens rurais cooperativistas na tarde de ontem (25) em Brasília. Numa reunião com a Coordenadora de Políticas Transversais da SNJ, Elisa Guaraná de Castro, foram analisadas propostas de formação, bem como de empoderamento a partir da renda.

Embora ainda não tenham sido traçadas parcerias efetivas, Elisa Guaraná apresentou propostas de editais que podem ser utilizados pelas cooperativas, tais como o do BNDES que ainda será lançado e beneficiará instituições as quais tenham o mínimo de 10 jovens até 29 anos entre os membros.

O Secretário de Juventude da Unicafes, Antonino Cardoso, avalia como positiva a interlocução com a Secretaria. “Um conjunto de políticas de juventude está acontecendo no Governo Federal e, a partir daí, ações podem ser efetivadas para contemplar nossos jovens cooperativados nesse desafio da inclusão produtiva, do debate de gerações e gêneros”, afirma.

Pedro Otoni, assessor institucional da Unicafes Minas, também estava presente e avalia como fundamental para a Unicafes este diálogo. “A partir desse momento, mas do que esses editais, é preciso que uma nova perspectiva em relação à juventude rural aconteça na SNJ”, conclui.