O presidente da UNICAFES Nacional, Luiz Possamai, e o assessor institucional, Alcidir Zanco, estiveram em Roma nos dias 27 e 28 de outubro, no evento Diálogo Global sobre Agricultura Familiar (GDFF), promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Possamai participou de uma mesa de discussão sobre como estabelecer um ambiente propício para a Agricultura Familiar. Em seu discurso, reconheceu que foram desenvolvidas várias políticas para pessoa física, mas nenhuma política substancial teve como foco as cooperativas no Brasil. A fim de fortalecer este segmento, ele acredita que os governos devem dinamizar, organizar e incluir a Agricultura Familiar como “segmento social e econômico para o desenvolvimento sustentável da humanidade”.

A UNICAFES participou de reuniões com o diretor geral da FAO, José Graziano, com a presidente da Organização Mundial da Agricultura (OMA), Evelyn Nguleka, e com representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Alvaro Ramos. O Diálogo Global sobre Agricultura Familiar (GDFF) reuniu representantes governamentais, agricultores familiares e suas organizações, a sociedade civil, o setor privado e o mundo acadêmico para fazer um balanço e estabelecer diretrizes para um programa de ação a favor da Agricultura Familiar para depois de 2014.

*Com informações da FAO