Unicafes desenvolve Manual de Orientações para auxiliar cooperativas em assembleias e reuniões
18 de janeiro de 2021

A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), preocupada em colaborar e assessorar às cooperativas da Rede quanto à realização das suas reuniões e assembleias, especialmente durante o período da pandemia do Coronavírus, participa da criação de um Manual de Orientações, baseado na Instrução Normativa do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) 81/2020, que tem como referência a Lei Nº 14.030/2020, e que será assumido e distribuído no âmbito da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas). Além do manual, tanto a Unicafes como a Unicopas pretendem realizar debates virtuais sobre o assunto.

O Manual aponta como poderão ser realizadas as assembleias semipresenciais e as digitais, traz informações sobre os editais de convocação, as atas, os registros e também fala a respeito dos prazos da realização das assembleias, a adoção da modalidade ordinária ou extraordinária, a situação dos mandatos dos dirigentes e fiscais, entre outras orientações.

O assessor jurídico da Unicafes, Daniel Rech, destaca que o Manual foi criado com o intuito de auxiliar e orientar as cooperativas, seja durante a pandemia, como posteriormente. “Preparamos o material para que sirva de consulta para as nossas cooperativas e também para garantir maior e mais facilitada participação dos seus associados e associadas, bem como para a adequação aos dispositivos legais sobre o assunto”, ressalta. 

Para conferir o Manual de Instruções na íntegra, acessehttp://unicafes.org.br/downloads/4

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual