Unicafes de Rondônia realiza intercâmbio cooperativista no Mato Grosso
02 de fevereiro de 2021

Durante a semana do dia 26 a 29 de janeiro, a União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) de Rondônia (RO), realizou intercâmbio cooperativista nos municípios de Nova Mutum, Sinop, Sapezal, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Campo Novo dos Parecis, no Mato Grosso (MT). O objetivo foi fortalecer o cooperativismo, através do diálogo e da troca de experiências.

A agenda contou com visita à Cooperativa Regional de Prestação de Serviços e Solidariedade (Cooperrede), à propriedade do casal Hilária Lúcia e Nilfo Wandscheer - lideranças da Agricultura Familiar na região e, também à escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop, onde é desenvolvido o Projeto Gaia – Rede de Cooperação para a Sustentabilidade, que busca o fortalecimento da Agricultura Familiar com base na Agroecologia.

O presidente da Unicafes RO, Sandro Souza, ressalta que acredita no fortalecimento do cooperativismo através da intercooperação. “Esperamos que essa seja a primeira de muitas agendas entre Mato Grosso e Rondônia, pois além do intercâmbio cultural, visamos ampliar o mercado de vendas dos produtos da Agricultura Familiar do nosso Estado, para proporcionar aos consumidores conhecer e acessar os produtos em diferentes regiões”, salienta.

O presidente da Unicafes MT, Nilfo Wandscheer, destaca que a visita foi fundamental para o progresso do cooperativismo. “ Em uma sociedade, sozinhos não somos nada. Por isso, com a união das cooperativas nós conseguimos somar mais forças, criamos melhores condições de nos estruturamos até o produto chegar ao nosso consumidor final. Para nós foi muito importante esse primeiro momento de intercâmbio, conversa e conhecimento”, salienta.

Para o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, se faz necessária essa intercooperação entre cooperativas e Unicafes. “Parabéns pela iniciativa. Precisamos valorizar essas iniciativas que trazem fortalecimento e promovem avanço do modelo cooperativista”, avalia.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional - Com informações de Leuziene Lopes/Ascom Rondônia
Fotos: Ascom Rondônia

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual