Luiz Ademir Possamai

A comemoração dos 10 anos de atividade da UNICAFES vai ser uma grande mostra das conquistas do cooperativismo da agricultura familiar durante a última década. Entre os dias 08 e 09 de dezembro, no Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR) em Brasília, aproximadamente 150 cooperados de todo o Brasil deverão estar envolvidos com as atividades programadas para o 10o Encontro Nacional do Cooperativismo Solidário.

Amanhã, a partir das 10h, o evento acontece com o painel de debate com o tema: Redes de Cooperação Solidária, que já tem presença confirmada do senhor Vital Filho, Diretor de Fomento a Economia Solidária da Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES/MTE.

À tarde, entre as diversas atividades, estão previstos debates com os temas: Cooperativismo Solidário: Retrospectiva 2015 e Avanços nas formulações das estratégias para sustentabilidade do sistema Unicafes. Às 19:00h está previsto o ato comemorativo dos 10 anos de constituição da Unicafes, com a participação de representantes de diversas esferas do governo federal (executivo e legislativo).

Para o dia 09 estão previstas várias atividades, desde rodadas de negociação dos produtos das redes de cooperação solidária presentes a debates sobre o cenário do cooperativismo solidário no Brasil. Tudo isso está sendo possível com o apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária SENAES/MTE, Confesol, Contag, Trias e o patrocínio da Fundação Banco do Brasil, parceiros que a todo o tempo buscam o fortalecimento do cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária.

PROGRAMAÇÃO:

08 de dezembro

Manhã
9h - Credenciamento e acolhida dos participantes
10h - Painel: Redes de cooperação solidária


Tarde
19h - Painel: Cooperativismo Solidário: Retrospectiva 2015
Painel: Avanços nas formulações das estratégias para sustentabilidade do sistema Unicafes (Fagner Araújo)

09 de dezembro

Manhã
8h - Painel: Cenário do cooperativismo solidário no Brasil
Oficinas temáticas: Em cada oficina debater a situação atual, avanços, desafios, estratégias
a) Sustentabilidade Institucional
b) Representação política
c) Integração das cooperativas em redes solidárias
d) 10 anos da Unicafes! Comemoração e reflexões

Tarde
13h30 - Apresentação do trabalho das oficinas e debate em plenária
Encerramento

Atividades extras sendo realizadas durante o encontro
Mostra de produtos das cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária;
Rodadas de negociação