Unicafes Bahia torna-se Federação e amplia suas relações de negócios
19 de janeiro de 2021

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) do Estado da Bahia deu mais um importante passo em seu projeto de fortalecimento do cooperativismo. No dia 13 de janeiro de 2021, a entidade constitui-se uma Federação, ampliando assim suas relações de negócios e consolidando-se como uma entidade atuante no cenário da agricultura familiar baiano.

Desde 2007, a Unicafes Bahia realiza um trabalho de ampliação das oportunidades de trabalho, distribuição de renda, produção de alimentos e melhoria da qualidade de vida. A partir de agora, a Federação Unicafes, com sede em Salvador, vem ser o “braço operacional” para a comercialização dos produtos das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

A presidente da Federação de Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Regina Dantas, conta que atualmente a entidade é composta por um Centro de Distribuição dos Produtos das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, com estrutura física e humana.

“Depois de debates e diversas conversas com as cooperativas, decidimos em dezembro de 2019, com a presença da presidência da Unicafes Nacional, durante a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, constituir a Federação Unicafes Bahia, com as 18 cooperativas sócio- fundadoras, o que nos permitirá uma ampla comercialização dos produtos das nossas cooperativas. É uma grande conquista do Cooperativismo”, ressalta.

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, salienta que a consolidação de mais uma Federação no Sistema é resultado do amplo trabalho das mais diversas equipes e das constantes estratégias de articulação, integração e fortalecimento do setor, realizado pela Instituição. Atualmente, são dez Unicafes Federação no Brasil.

“É um grande avanço no modelo de cooperativismo e um passo histórico para que haja mais condições de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Parabenizamos a Unicafes Federação Bahia e desejamos vida longa a este projeto”, diz.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Arquivo Unicafes Bahia

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual