Unicafes apresenta resultados de curso de formação realizado em parceria com o Sescoop
11 de junho de 2021

O assessor institucional da Unicafes, Alcidir Zanco, participou na quarta-feira (09), do I Seminário Anual de Prestação de Contas de Convênios do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), ocasião em que apresentou os resultados do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol), realizado em 2019 e 2020, em parceria com a instituição.

 

Durante este período foi realizada ações de educação e formação cooperativista para qualificação da gestão/governança das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Sistema Unicafes. Os cursos foram organizados com foco na criação e gestão do conhecimento, com momentos coletivos e individuais seguindo as fases da Expiral do Conhecimento: socialização, problematização, interação, multiplicação e internalização.

 

Foram beneficiados cerca de 1.030 participantes de 340 cooperativas, articulados em 40 turmas continuadas de formação, situadas em 21 Estados. Entre os principais resultados sociais e econômicos do programa, destaca-se o aumento no número de sócios ativos das cooperativas e de mulheres e jovens nas direções; parcerias construídas nos Estados e nas cooperativas; implantação de inovações estratégicas na governança e gestão, sistema de gestão contábil e de sistemas de gestão do conhecimento; além de crescimento econômico das cooperativas entre 20% a 50%.

 

Zanco destacou que o Programa de Educação Cooperativista faz parte de uma trajetória de construção do conhecimento moldada por parcerias construídas com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) e com o Sistema Nacional de Educação Cooperativista (Sescoop). A versão atual do programa é uma conquista do Sistema Unicafes demonstrada pela articulação junto a 32 universidades públicas e por parcerias diversas do campo e da cidade. “Esse aprendizado mostrou para as cooperativas a importância do investimento em educação para que o desenvolvimento organizacional possa estar calçado no tripé da sustentabilidade econômica, social e ambiental”, ressaltou.

 

A presidente da Unicafes Bahia, Regina Dantas, parabenizou a Unicafes pela realização do curso de formação em parceria com o Sescoop. “Em nome da família Unicafes Bahia te agradecemos e queremos reafirmar a nossa vontade e interesse de continuarmos participando destes cursos e de aprendermos cada vez mais sobre o cooperativismo da agricultura familiar”, salientou.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes
Foto: Maíra Figueira/Unicafes

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual