Unicafes Alagoas apresenta o projeto “Merenda Legal: um prato cheio de dias melhores”
13 de julho de 2021

Foi realizada na manhã desta terça-feira (13), virtualmente, a apresentação do projeto “Merenda Legal: um prato cheio de dias melhores”, desenvolvido em parceria pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar de Alagoas (Unicafes-AL). O objetivo do projeto é incentivar a compra dos itens da agricultura familiar para o cardápio da nutrição na rede pública.

 

A Lei Nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. Em Alagoas, pelo menos 52 prefeituras, segundo o último levantamento oficial (PNAE 2017) e da Secretaria Estadual de Educação, não cumprem a lei.

 

Conforme o presidente da Federação Unicafes-AL, o Estado precisa avançar nessa questão, sendo necessária a conscientização coletiva dos gestores municipais e das equipes de educação. “Podemos avançar juntos nos índices de Educação e na inclusão produtiva. O setor vem sendo reestruturado e a produção está preparada para atender a demanda, visto que a compra pública continua sendo o principal mercado da agricultura familiar”, salienta.

 

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, ressalta que o projeto visa aproximar ainda mais o setor da agricultura familiar do setor público, sendo a oportunidade de sincronização da produção local. “A Unicafes vai ajudar muito na identificação dos agricultores familiares nos municípios. É importante fazer a orientação. Tenho certeza que todo mundo quer cumprir”, reforça.

 

O encontro contou com a participação de representantes do setor, autoridades locais, estaduais e nacionais, com destaque para o presidente da AMA e prefeito de Cacimbinhas/AL, Hugo Wanderley, das deputadas estaduais Ângela Garrote e Jó Pereira, além do presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger.

 

Para assistir ao evento, na íntegra, acesse:

Texto:  Ascom Unicafes Nacional, com informações da AMA
Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual