Marca do Ano Internacional da Agricultura Familiar

A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG), realizaram ontem à noite (25) a cerimônia que marca a adesão da Unicafes ao Ano Internacional da Agricultura Familiar.

O evento aconteceu na sede da Contag, em Brasília-DF, como parte do VII Encontro Nacional do Cooperativismo Solidário, promovido pela Unicafes com patrocínio do Sebrae. Estiveram presentes diretoria e assessoria da CONTAG, lideranças de cooperativas de todo o país, lideranças sindicais, parceiros das duas instituições, além de parlamentares e outras autoridades.

Luís Possamai, presidente da Unicafes, afirmou que "as nossas cooperativas pagam mais impostos do que as micro e pequenas empresas. A partir de hoje, queremos nos somar com o sindicalismo para que a lei geral, a lei tributária e a lei da agricultura familiar sofram as alterações necessárias para que possamos ajudar os nossos agricultores a melhorem suas vidas e a suas rendas, que é o grande objetivo do cooperativismo".

O presidente da CONTAG, Alberto Broch, iniciou sua fala homenageando a Unicafes pela resistência, persistência e luta. "Com certeza, vamos nos encontrar muito a partir de agora e fazer um grande debate sobre a importância estratégica da agricultura familiar". Segundo Alberto, é preciso discutir sobre os avanços das políticas públicas, sobre campo brasileiro, sobre a desigualdade ainda existente no país, a importância da reforma agrária, dos assentamentos e da organização da produção.

Representando o ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas, o secretário da Agricultura Familiar Walter Bianchini disse que "o MDA tem um comprometimento forte com vocês. Não se pode falar de fortalecimento se não fizermos uma caminhada lado a lado com o fortalecimento do cooperativismo".

 

CARTILHA

Na ocasião, o Secretário-geral da Unicafes, Valons Mota, e o representante da Fundação Banco do Brasil, Emerson Heiber, fizeram o lançamento da Cartilha Estratégia de Acesso a Mercados para a Agricultura Familiar, material resultado de parceria entre a Unicafes e a Fundação Banco do Brasil. De acordo com Mota, 10 mil unidades serão distribuídas em todo o país. Segundo ele, "com essa cartilha nossos agricultores terão mais condições de discutir com os gestores públicos".

Mota espera que este programa seja um meio para que as cooperativas possam acessar outros mercados. Emerson afirmou que a parceria para promover a divulgação e a formulação de acesso às políticas públicas é que vão "consolidar o modelo de produção e fortalecer a agricultura familiar, que é de fundamental importância para a agricultura brasileira".

 

Fonte: Contag em 26/09/2013