Uma agroindústria com capacidade para produzir 500 quilos de chocolate e quatro mil quilos de achocolatado em pó, ao dia, será implantada no assentamento Paulo Jackson, no município Ibirapitanga, no território de identidade do Baixo Sul da Bahia. Os recursos, R$ 6,7 milhões, são do Programa Terra Forte, do Governo Federal. 

A iniciativa atenderá 990 famílias produtoras de cacau de 23 assentamentos, localizados em 13 municípios no Sul e Baixo Sul do estado. Os assentamentos a serem contemplados somam dois mil hectares de áreas plantadas com lavouras cacaueiras.

“A expectativa é de que em um ano, após o início das obras, a agroindústria esteja pronta”, explica o agrônomo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Julio César Campos, que foi um dos autores do projeto. A associação do assentamento já deu entrada com a requisição para se tornar uma cooperativa.

Campos conta que os recursos serão aplicados na construção da estrutura física da agroindústria, na aquisição de máquinas, equipamentos, móveis, utensílios e veículos. Além disso, o projeto prevê capacitação para os trabalhadores cooperados e, ainda, um ano de assistência técnica. “A intenção é de que com uma assessoria técnica dirigida ocorra uma melhora na produtividade cacaueira e a ampliação de lavouras”, acrescenta o agrônomo.

A liberação dos recursos deve começar em fevereiro e as obras iniciadas em março.

Terra Forte

O Programa Terra Forte é uma iniciativa conjunta do Governo Federal em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e com a Fundação Banco do Brasil. Lançado em fevereiro de 2013, o programa tem como objetivo estimular a implantação e a modernização de agroindústrias em assentamentos da reforma agrária.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário