Sinergia 2018 reune juventude do campo e da cidade para Seminário em Brasília
18 de setembro de 2018

A juventude cooperativista viverá nesta semana um momento importante. Nesta semana, o movimento Sinergia 2018 promoverá o 1º Seminário do Programa Jovens Lideranças.   O evento está marcado para dia 20 de setembro, 13h30 às 17h, na Embaixada da Bélgica em Brasília. A proposta é fazer uma grande amostra das diferentes realidades das juventudes da área urbana e do campo, mostrando iniciativas em que os jovens são protagonistas em suas comunidades, bem como manifestar seus direitos e anseios.

Para o evento, são esperados jovens cooperativistas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Alagoas, Rondônia e Goiás. Na programação estão previstos debates, lançamento de um documentário e também do livro “Inspirar, Sensibilizar e Compartilhar”. Os materiais são resultado das Sinergias Estaduais realizadas neste ano em Alagoas e no Rio de Janeiro.

“O filme mostra os desafios e sonhos dos jovens do meio rural e urbano de diversas regiões do país. O projeto reuniu jovens de todas as regiões do Brasil em Matriz de Camaragibe (AL) e na capital do Rio de Janeiro”, resumiu Jorge Soares, responsável pela produção do documentário.

Ambos os conteúdos têm a proposta de inspirar novas lideranças, sensibilizar a sociedade da importância de investir na juventude e compartilhar as experiências do movimento Sinergia.

De acordo com o Secretário da Juventude da Unicafes Nacional, Igor Borges Peron, a intenção do movimento Sinergia é fortalecer esta rede de jovens. “A juventude do campo e da cidade ainda enfrenta muitas dificuldades em vários setores, violação de direitos, efetivação de políticas públicas e tantos outros. Nós queremos mostrar para a sociedade que a juventude brasileira está buscando caminhos alternativos para consolidar ações que promovam seu desenvolvimento. Mas que também precisamos de mais apoio para continuar este movimento, esse é o nosso objetivo”, comentou.

O movimento Sinergia é uma iniciativa das organizações não governamentais apoiadas pela cooperação internacional da Bélgica no Brasil – entre elas está a Unicafes Nacional, e as ongs belgas Trias Brasil e Youca/Kiyo.

Fonte: Unicafes Nacional
 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual