Sinergia 2018 leva jovens para conhecer contrastes do Rio de Janeiro
31 de julho de 2018

O Rio de Janeiro é popularmente conhecido por seus diversos contrastes econômicos e sociais. As belezas naturais de seus principais cartões postais, obras paisagísticas, centros culturais, a vida nos bairros boêmios e nas comunidades certamente encanta e surpreende os olhos de milhares de turistas que escolhem o Rio como o destino.

É por suas inúmeras versões que o Rio de Janeiro foi o escolhido para ser palco da 2º etapa do Sinergia 2018. Nos dias 21, 22 e 23 de julho os jovens líderes vinculados a cooperativas solidárias filiadas a Unicafes Nacional que são apoiados pelo TRIAS BRASIL conheceram além dos pontos turísticos do Rio, uma realidade totalmente oposta.

Contrastes sociais

No intercâmbio organizado pelos jovens urbanos da YOUCA/KIYO que no mês passado, tiveram a chance de viver experiências no campo no Estado de Alagoas, foi apresentado um outro contexto social para quem vive no interior.

Um dos lugares visitados foi Jardim Gramacho, bairro do município de Duque de Caixas que fica na região metropolitana do Rio em há um lixão desativado desde 2012, mas que funciona de forma clandestina. O local já foi considerado o maior amontoado de lixo da América Latina. Cerca de 20 mil pessoas sobrevivem dos restos de lixo em extrema pobreza – sem condições dignas de vida, como moradia, água encanada, energia e saneamento básico. Além disso, a comunidade vive no comando do tráfico de drogas.

“Os jovens do Sinergia ficaram muito sensibilizados com as condições de vida e a realidade apresentada, especialmente nos momentos de interação com as crianças da Cheifa que vivem na comunidade”, descreveu Lucas Fernandes, do TRIAS.

Para tentar mudar a realidade e proporcionar talvez um novo futuro para as crianças que vivem em Jardim Gramacho, algumas ongs como a YOUCA/KIYO estendem apoio financeiro para organizações como a Cheifa promova ações de educação para formar as crianças.

Além deste contexto, os jovens que participaram da Sinergia foram as ruas do Rio para participar do manifesto da "Candelária Nunca Mais". O ato lembrou os 25 anos da chacina dos meninos de rua que foram assassinados por policias militares enquanto dormiam na praça da Candelária na noite do dia 23 de julho de 1993.

Na ocasião, os jovens participaram de uma missa e também presenciaram relatos de mães que perderam seus filhos, familiares e amigos, todas vítimas da violência do Rio de Janeiro. Famílias que clamam justiça e uma sociedade mais segura para viver.

 

Reuniões

Além das visitas, os jovens do Sinergia tiveram de participar de uma reunião o Cônsul Geral da Bélgica e a coordenadora dos programas da KiYO – ong belga que apoia ações de educação com crianças e adolescentes.

 

Seminário

Após os intercâmbios em Alagoas e Rio de Janeiro, a coordenação do Sinergia irá prevê a realização de um Seminário em Brasília para dia 20 de setembro. A ideia é socializar um documento que irá manifestar os anseios dos jovens, um livreto e também um documentário que pretende mostrar as experiências vivenciadas no intercâmbio. Todo esse material será enviado para organizações da sociedade civil e organizada.

Neste ano, apoiam diretamente a iniciativa a UNICAFES NACIONAL, e as ONGS belgas TRIAS BRASIL e YOUCA/KIYO. O movimento Sinergia visa promover uma troca de experiências e também unir e inspirar a juventude para ir à luta de seus direitos. 

 

Histórico
O Sinergia é um movimento composto pelas diferentes organizações que representam a defesa do direito dos jovens e das crianças. O movimento estruturou-se a partir de uma rede apoiada pela cooperação belga no Brasil para criação de alternativas e oportunidades aos jovens e crianças, que em sua maioria, são excluídos das políticas públicas. Atualmente, apoiam a iniciativa a UNICAFES, o TRIAS BRASIL, e a YOUCA/KIYO.

A primeira edição da Sinergia aconteceu no ano de 2014, em Brasília, Distrito Federal com apoio das organizações de cooperação belga no Brasil. A ideia era incentivar a juventude brasileira a buscar seu espaço através de eventos e momentos de formação. Em 2015, ocorreu em Francisco Beltrão, no Paraná. Em 2016, aconteceu a terceira Sinergia, com maior expressão. O evento foi realizado no Rio de Janeiro e reuniu cerca de 70 jovens líderes de organizações internacionais do Brasil, Peru, Equador, El Salvador e Bélgica.

Fonte: Unicafes Nacional
 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual