A Unicafes Nacional realiza, nos próximos dias 26 e 27 de agosto, o seminário "Redes de Cooperação Solidária", no Centro de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), localizado no Setor de Mansões Park Way (SMPW), Quadra 01, Conjunto 02, Lote 02, Núcleo Bandeirante/DF.

A formação é fruto da parceria entre Unicafes e Senaes/MTE, em função do projeto "Redes de Empreendimentos Econômicos Solidários - articulados através de cadeias produtivas e arranjos econômicos territoriais e setoriais de produção, comercialização e consumo sustentáveis solidários".

Na ocasião, 60 homens, mulheres e jovens, representantes de cooperativas singulares e centrais, estarão debatendo a estratégia de organização em redes como forma de fortalecimento do Cooperativismo Solidário para o desenvolvimento da Agricultura Familiar no Brasil.

No primeiro dia (26), no período da manhã, acontece o painel de abertura com a temática das Redes de Cooperação Solidária, com a presença do secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer. À tarde, a Unicafes apresenta o Programa Redes de Cooperação Solidária e as experiências da redes Fecafes/PA; Circuito Integrado/SE; Xique Xique/RN; Arco Sertão/BA; Central do Cerrado/DF; Cecafes/GO e da rede de produtores de leite da região Sul.

Na manhã da quarta (27) acontecem os painéis de políticas públicas para mulheres, jovens, Comércio Justo e Formação em Economia Solidária. Ainda no turno serão realizadas as oficinas temáticas: a) mulheres, b) jovens, c) comércio justo, d) sustentabilidade, e) formação e f) agenda internacional. Os trabalhos construídos nas oficinas serão apresentados à tarde, junto com a apresentação das estratégias de comunicação do projeto.

ASSEMBLEIA UNICAFES

A Unicafes Nacional realiza sua Assembleia Geral na quinta (dia 28 de agosto de 2014), a partir das 8 horas, também no Centro de Formação da Contag. Na pauta: mudança estatutária; apresentação do balanço; eleição das secretarias de Juventude e de Mulheres; e posse da Diretoria Executiva eleita no IV Congresso Nacional 2014.