Faltam poucos dias para o 1º Seminário do Dia Internacional do Cooperativismo. O evento que é organizado pela Unicafes Paraná (União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) em parceria com a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), e acontece nesta sexta-feira, 30, das 8h30 às 16h30, no auditório da Unioeste campus Francisco Beltrão. De acordo com o presidente da Unicafes Paraná, Ivori Fernandes a intenção é comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, intitulado pela ONU devido à importância do movimento cooperativista no desenvolvimento econômico e social.

Neste ano, o tema proposto é “Cooperativismo Solidário: as pessoas no centro do Desenvolvimento” que destaca a importância da inclusão. Desta forma, as organizações pretendem fazer um amplo debate sobre o assunto com autoridades e lideranças de renome nacional e internacional. Haverá painéis de debate, lançamento de livros e do Programa “Moeda Social da Mulher” para fomento a empreendimentos liderado por mulheres.

 

Certificação

O Seminário do Dia Internacional do Cooperativismo é aberto ao público. A parceria junto a Unioeste irá garantir a certificação de participação. Os interessados devem antecipar a inscrição pelo site: https://midas.unioeste.br/ e confirmar a sua participação no credenciamento no dia do evento.

 

Programação

Após abertura, programada para as 09 horas haverá o primeiro painel de discussão que irá tratar sobre o tema do evento, a qual terá a colaboração de Vanderley Ziger, presidente da Unicafes Nacional e Infocos; Cledir Magri, presidente da Confesol; e Sérgio Schneider do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

No período da tarde, a partir das 13h30 acontece o lançamento do Programa “Moeda Social da Mulher” apoiado pela ONU. A iniciativa visa facilitar o acesso ao micro crédito aos empreendimentos das mulheres rurais. No Brasil, meta é chegar a 1.500.000 mulheres associadas de cooperativas nos Estados do Paraná, Goiás, Bahia, Minas Gerais e Rondônia.

Já às 14 horas inicia o debates do painel 2 que aborda a “A importância do Cooperativismo para o Desenvolvimento Regional", participam do diálogo o Deputado Federal Assis do Couto; do professor universitário, escritor e político, Ciro Gomes; e o professor e vice-reitor da UFFS(Universidade Federal Fronteira Sul) campus Chapecó, Antônio Inácio Andrioli.

São esperadas cerca de 500 pessoas, entre autoridades, lideranças, dirigentes de cooperativas, organizações parceiras, estudantes e a comunidade local.

 

Transmissão ao vivo

Quem não puder ir até o Seminário do terá a chance de acompanhar tudo pela internet, ao vivo pelo facebook. Para isso, curta a página da Unicafes Paraná no facebook e acompanhe os detalhes a partir das 9 horas. 

 

Palestra com Ciro Gomes

Após o Seminário está prevista uma coletiva de imprensa com Ciro Gomes. O local e horário ainda serão confirmados pela assessoria do político. A previsão é que seja às 18h, no Francisco Beltrão Palace Hotel. Após a coletiva, às 20 horas, o político retorna a Unioeste para uma palestra sobre “Política econômica brasileira e seus reflexos na sociedade”, organizada pela universidade. A entrada é gratuita.