Os avanços registrados na segurança alimentar do País, em especial, na agricultura familiar, ganhou destaque na VIII Reunião Ordinária do Consea realizada nesta quarta-feira (27), no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto.

Presente na abertura do evento, o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas atribuiu boa parte das conquistas à atuação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que tem trabalhado na elaboração das políticas públicas do País nos últimos dez anos.

Durante a solenidade, presidida pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, o ex-diretor do Departamento de Agregação de Valor e Renda, da Secretaria de Agricultura Familiar (Degrav/SAF/MDA), Arnoldo Campos, foi homenageado. Ele acaba de assumir a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan/MDS), em substituição a Maya Takagi.

Como exemplo da ação positiva do Consea, o ministro citou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003 a partir das deliberações do Conselho. “Graças a esse programa, populações em situação de insegurança alimentar e nutricional passaram a ter acesso a alimentos em quantidade e regularidade. O PAA também contribuiu decisivamente para o fortalecimento da agricultura familiar, promovendo a inclusão social no campo”, destacou o ministro.

O Consea

O Conselho estimula a organização da sociedade para que ela faça a sua parte na formulação, execução e acompanhamento de políticas de segurança alimentar e nutricional, constituído pelo poder público e por representantes da sociedade civil. O Consea tem caráter consultivo e assessora a Presidência da República, traçando diretrizes para que o País garanta o direito das pessoas à alimentação.

Boa causa

Durante a homenagem a Arnoldo Campos, o ministro Pepe Vargas desejou sucesso ao novo secretário da Sesan, em sua missão. “A escolha do Arnoldo foi por uma boa causa. Foi uma escolha muito feliz da ministra Tereza. Quem o conhece sabe do seu compromisso e sua competência em relação à agricultura familiar e à segurança alimentar”, elogiou.

“Trata-se de um novo e grande desafio. A missão da Secretaria está explícita no próprio nome, ou seja, promover a segurança alimentar com uma base produtiva vinculada à agricultura familiar. Existe uma expectativa grande de que a segurança alimentar do País seja cada vez mais assegurada pela agricultura familiar. Por isso, é preciso focar toda a questão do acesso à alimentação e à qualidade dessa alimentação, à distribuição e à chegada desses produtos nas regiões e nas diferentes comunidades”, disse Arnoldo Campos.

Pepe Vargas comentou, ainda, sobre a atuação conjunta entre MDA e MDS. “Desde que assumi o ministério, há quase um ano (14/3), realizamos um grande trabalho de parceria, em especial na estratégia de inclusão produtiva do Programa Brasil Sem Miséria. Vamos dar continuidade a essa união de sucesso com o MDS”, concluiu.

O ministro conclamou os conselheiros do Consea para que o ajudassem a divulgar a 2ª Conferência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável (Condraf), órgão do MDA, e que será em novembro deste ano, em Brasília. A expectativa do Condraf é de que o encontro reúna 1,5 mil participantes.

 

Foto: Albino Oliveira/MDA

Fonte:MDA