Secretário de Comercialização da Unicafes realiza intercâmbio no México
19 de janeiro de 2023

Com o objetivo de trocar conhecimentos sobre cooperativismo e fortalecer parcerias institucionais e comerciais, o secretário de Comercialização da Unicafes Nacional, que também é presidente da Cooperativa dos Agricultores Qualificados (Coopaq), de Matriz de Camaragibe, Alagoas, Rômulo Dantas, esteve neste mês de janeiro no México.

 

O itinerário da viagem foi extenso e contemplou visitas em pontos estratégicos. Ele conheceu a maior fábrica de derivados do território mexicano, a Coco Colima e a fábrica de sabão com essência de coco e azeite; visitou a Cooperativa das Costas Nacionales S. de R.L. De C.V, onde compartilhou conhecimentos sobre plantio, controle fitossanitário e banco de germoplasma para culturas resistentes às pragas no coco e também esteve nas cooperativas de Salineiros, em Cuyutlan e, em Comala, na Central Integradora Caja Providencia - Cooperativa de Crédito Mexicana.

 

Dantas ainda esteve no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas da Bacia do Pacífico (CUEICP) e no Centro de Estudos da Apec (Ceapec), em Colima. Na ocasião foi recebido pelo diretor, José Ernesto Rangel Delgado e pela pesquisadora responsável pelas atividades relacionadas à vinculação deste Centro com os setores produtivos, Irma Magaña Carrillo.

 

“Vivi momentos incríveis e gratificantes através neste intercâmbio cultural. Apresentei a eles à Unicafes, uma cooperativa de terceiro grau, que não existe no México, além de trocar experiências e identificar possíveis projetos para fomentar negócios e criar novas alternativas”, ressaltou o secretário.

 

Texto e fotos: Comunicação Coopaq
Edição: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual