Secretaria de Mulheres forma alunas do curso 01 do Pecsol Mulher
07 de setembro de 2022

A Secretaria de Mulheres da Unicafes Nacional realizou, na noite de 06 de setembro, virtualmente, o Ato de Formatura do primeiro curso de 2022 do Programa de Formação do Cooperativismo Solidário (Pecsol Mulher), intitulado “Se é cooperativismo, é solidário. Se é solidário há participação das mulheres”.

 

O encontro contou com falas marcantes das assessoras do curso, Daniela Celuppi e Sirlei Gasparetto, que fizeram um resgate do trabalho desenvolvido e dos temas trabalhados. O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, prestigiou o evento. Além disso, evidenciou-se a parceria com a UNB/Cegafi e Trias Brasil, fundamentais para a execução do Pecsol Mulher.

 

O curso iniciou em abril com atividades no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle Unicafes), mais de 30 encontros quinzenais dos grupos de estudos regionais, através da plataforma Meet e também com dinâmicas organizadas pelas alunas nas turmas regionais.

 

Para fechar a noite com sucesso, as formandas leram o juramento, onde prometeram, entre outras ações, enfrentar os desafios de ser uma mulher liderança cooperativista em qualquer ambiente, atuando como instrumento de mudança e construção de uma sociedade democrática e de direitos. Na sequência ainda aconteceu uma mística que envolveu as mulheres de todas as regiões.

 

A secretária de Mulheres da Unicafes Nacional, Sandra Nespolo Bergamin, salientou a importância da grande conquista das alunas, reforçando a necessidade de manterem-se unidas. “O Pecsol Mulher é uma estratégia coletiva que fortalece nossas mulheres, empoderando-as e fazendo sentirem pertencentes aos seus espaços cooperativistas”, diz.

 

A formanda Adriana Aparecida de Ribeiro destacou que o curso foi um espaço de aprendizado, troca e fortalecimento. “Sabemos que não estamos sozinhas. Que sigamos na luta e na labuta. Vamos continuar resistentes fazendo a diferença no cooperativismo”, ressalta.

 

Para Maria de Fátima de Freitas, envolver as pessoas, isso é o cooperativismo. Gildene Carvalho disse ainda “que o curso aproximou ainda as mulheres cooperativadas”.

 

O Programa

Desenvolvido pela Unicafes Nacional, por meio da Secretaria de Mulheres e Secretaria de Formação, em parceria com UNB/Cegafi e Trias Brasil, o Pecsol Mulher: “Construindo conhecimento, tecendo relações” é uma estratégia de ação e trabalho do cooperativismo solidário, q eu busca com a formação continuada incluir e qualificar as mulheres para sua inclusão  nos sistemas cooperativista da Unicafes.

 

 O Pecsol Mulher trabalha com uma trilha de aprendizagem composta por quatro cursos, sendo que na sequência serão compartilhados os seguintes temas:  02- Gênero e relação de cooperação e Intercooperação nos espaços cooperativos (governança); 03- Participação econômica e os processos produtivos e 04 – O Cooperativismo popular e de economia solidária como ferramenta para um novo modelo de produção e inclusão social. Vale ressaltar que os mesmos contribuem com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), essenciais no debate do cooperativismo.

 

Para assistir, na íntegra, como foi a Formatura, acesse:

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Reprodução

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual