Secretaria de Juventude da Unicafes promove Aula de Encerramento do Curso 1 do Pecsol Jovem
31 de agosto de 2021

A Secretaria de Juventude da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) realizou, na noite desta terça-feira, 31 de agosto, Aula de Encerramento do Curso 1, do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário Jovem (Pecsol Jovem), que teve como temática “Sucessão do Negócio Familiar e Relações de Gênero”. Promovido com o apoio do Trias e do Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar (Cegafi), da Universidade de Brasília (UnB), o curso tem o objetivo de promover educação continuada para jovens visando fortalecer o Cooperativismo da Agricultura Familiar e da Economia Solidária.

 

A Aula de Encerramento foi presidida pelas assessoras da Secretaria de Juventude, Kelly Santiago e Ana Paula Lopes, e contou com apresentação de cordel, dos conteúdos temáticos, vídeos. Ao final aconteceu bate-papo entre os alunos e foram sanadas dúvidas sobre o andamento do curso.

 

O Curso 1 do Pecsol Jovem - A Juventude como Sujeito da sua História e Projeção - iniciou no dia 20 de julho, com aula magna sobre os Princípios Cooperativistas, sendo que na sequência começou o processo de organização da metodologia: atualmente são dez facilitadores regionais que contribuem para a organização das turmas. A formação contempla produção de vídeos, imagens, textos e cordéis.

 

Ana Paula destaca que o Pecsol Jovem tem sido um divisor de águas na vida de muitos jovens e uma ferramenta estratégica para que os mesmos permanecem no campo.  “A formação tem sido muito cara para todos nós. Caro no sentido subjetivo da palavra, do ponto de vista da preciosidade e da tessitura coletiva”, ressalta.

 

Para Kelly, o Pecsol Jovem apresenta-se como um “programa contra-hegemônico que vai de encontro com a sociedade capitalista e patriarcal, na qual construímos de forma coletiva processos de formação que empoderam os jovens do campo e da cidade. ”

 

O secretário de Juventude, Bruno Engel Justin, enfatiza que encerrar esta primeira etapa de um curso tão abrangente como o Pecsol Jovem é uma conquista para a Unicafes e para a Agricultura Familiar. “É um processo de formação amplo, que une jovens de vários estados do país, fortalecendo a luta e sendo instrumento para a promoção de novos processos dentro do segmento”, frisa.

 

Curso 2 - Agroecologia

No dia 08 de setembro será realizada Aula Magna do Curso 2, do Pecsol Jovem, que terá como temática Agroecologia. O encontro será realizado pela plataforma do Meet, em link disponibilizado especificadamente para os alunos e também transmitido pelo Youtube do Pecsol Unicafes.

Pecsol Jovem

O Pecsol Jovem é uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude da Unicafes com o apoio do Trias e da Universidade de Brasília, composto por uma trilha de aprendizagem com quatro cursos, que buscam fortalecer o coletivo nacional da juventude cooperativista da Unicafes, a partir do diálogo sobre a realidade atual. Participam nesta edição mais de 200 jovens entre 14 e 32 anos, de 19 Estados. O público é formado basicamente por jovens cooperados, filhos de cooperados (as), estudantes ou egressos (as) de Escolas Famílias Agrícolas. A metodologia é baseada na experiência desenvolvida pela Unicafes, sendo que os cursos foram estruturados para possibilitar a construção do conhecimento seguindo as fases de Fundamentação Teórica, Problematização, Interação, Multiplicação e Internalização das temáticas.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Pecsol Jovem/Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual