Foto: Edinah Mary

Com o objetivo de discutir estratégias de fortalecimento da agricultura familiar nos aspectos da segurança alimentar e nutricional, renda e cidadania, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) se reuniu, nesta segunda-feira, 31, com a coordenação do Circuito Integrado de Cooperação e Economia Solidária.

A realização do encontro ocorreu com o intuito de buscar alternativas que estimulem ainda mais a participação de prefeituras municipais nos projetos que envolvam ações nessa área e que possam aumentar o número de beneficiários, especialmente os pequenos produtores e comunidades locais.

"O Governo de Sergipe tem muito interesse em fortalecer a agricultura familiar no Estado, até por ser uma área de grandes investimentos do Governo Federal, por isso ela não pode mais ser vista apenas como um meio de subsistência para as famílias produtoras, mas também como uma ferramenta de geração de renda e de promoção da cidadania, dando assistência e autonomia às famílias agrícolas, retirando-as da linha de extrema pobreza. Nessa perspectiva, acreditamos na necessidade de qualificar o pequeno produtor e estimulá-lo a se organizar através de cooperativas sérias e comprometidas com a agricultura familiar", ressaltou a secretária de Estado da Inclusão, Eliane Aquino.

Fruto do trabalho em conjunto entre a Seides, prefeituras municipais, Governo Federal e instituições parceiras, a Feira da Agricultura Familiar é um projeto desenvolvido pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Dsan), visando o fortalecimento e a valorização do pequeno produtor, por meio da inclusão social no campo, de acordo com as necessidades de cada município.

Disposto a contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar no Estado de Sergipe,  o representante da Cooperafes, Delso Oliveira Andrade, colocou o Circuito Integrado de Cooperação e Economia Solidária à disposição da Seides para articular novas estratégias e ações. Na ocasião, ele também falou sobre a natureza e a atuação do circuito em diversas regiões de Sergipe."O circuito tem total interesse em ser parceiro das iniciativas da secretaria no que diz respeito à agricultura familiar. Trabalhamos com diversas frentes e podemos somar a nossa experiência às ações da Seides para alcançar resultados ainda mais positivos em relação à autonomia do pequeno agricultor e a melhoria da sua qualidade de vida", destacou.

Reconhecendo a relevância da parceria do Governo de Sergipe, o representante da Cooperafi e coordenador do Movimento de Luta pela Terra (MLT), Dayvid Souza, ressaltou o apoio da Seides no processo de consolidação das Feiras da Agricultura Familiar e no fortalecimento das cooperativas voltadas para a agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional e economia solidária. "Nessa gestão, as cooperativas avançaram bastante em número, ações, qualidade de estrutura, participação em projetos e em diálogo com o Governo. Além disso, foi através do apoio da Seides à agricultura familiar que o pequeno produtor passou a dar valor ao seu trabalho e isso nos faz entender ainda mais a agricultura familiar não só como uma ação econômica, mas também educativa para os produtores", pontuou.

PRESENÇAS

Também participaram da reunião, a secretária adjunta de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Maria Luci Silva, a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, Rosane Cunha, e a diretora do Departamento de Renda e Cidadania, Heleonora Cerqueira.

Já o Circuito Integrado de Cooperação e Economia Solidária estava representado pela Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Sergipe (Centrafes), Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (Ascoob), União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Sergipe (Unicafes SE), Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), Cooperativa de Produção e Comercialização dos Agricultores Familiares de Indiaroba e Região (Cooperafi), e Cooperativa de Agricultores Familiares e Economia Solidária de Simão Dias (Cooperafes).

[+] FONTE: Seides | Publicado em: 31/03/2014