Rota da Merenda Legal, da Federação Alagoas, reposiciona produção da agricultura familiar no mercado de compras institucionais
15 de fevereiro de 2022

A Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas deu início a um Projeto inovador: o “Rota da Merenda Legal”, que visa fortalecer a produção da agricultura familiar (AF) no mercado de compras institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

 

A ação tem como objetivo aproximar a AF de profissionais da Educação, que trabalham com a merenda escolar, proporcionando a ampliação da participação dos alimentos da agricultura para atendimento dos 30%, mínimo, previsto em lei.  Os encontros passam em várias regiões do Estado com uma programação que contempla palestras temáticas sobre a “importância dos alimentos da AF na alimentação escolar” e "atualização da legislação do Pnae", além de exposição dos produtos da agricultura familiar, produzidos e comercializados pelas cooperativas vinculadas à Federação Unicafes Alagoas: a “Quitanda Coop”.

 

O Merenda legal, iniciativa que vem mobilizando o Estado, conta com a parceria do Sebrae Alagoas, da Associação dos Municípios Alagoanos, Conselho Regional de Nutrição da 6ª Região e do Instituto Federal de Alagoas. Atualmente, já foram realizadas três edições do projeto, sendo que o objetivo é ampliar para todo o Estado. A Federação Unicafes Alagoas possui 34 cooperativas e cerca de 10 mil agricultores registrados com possibilidades de atender ainda melhor o Pnae.

 

O presidente da Federação Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, salienta que o programa quer se consolidar como uma rede colaborativa entre os atores estratégicos dessa política pública. “A efetivação do Pnae nas escolas, sendo cumprido com a aquisição mínima de 30% do orçamento, gera um acréscimo de quase R$ 20 mil ao ano, na renda do pequeno produtor, além de promover o consumo dos alimentos orgânicos e na dinamização da economia dos municípios. A gente soma hoje um resultado positivo, alcançando toda uma comunidade, que pode ser parceira da agricultura familiar”, destaca.

 

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, observa que iniciativas como esta fortalecem a comercialização da AF nos estados. “Além de colocar na mesa das crianças alimentos de qualidade, faz com que gire recursos dentro do próprio município, oportunizando que todas as etapas da cadeia de produção se realizem. É uma experiência inovadora, que com certeza inspirará novas ações em outras regiões”, frisa.

 

Ciclos de Conversa

Visando fortalecer experiências como essas, é que a Secretaria de Comercialização da Unicafes Nacional vem realizando Ciclos de Conversas para ajudar às Federações e Estados a qualificar suas estratégias de negócios.

 

Conheça mais sobre as agendas da Secretaria de Comercialização no site da Unicafes Nacional: https://www.unicafes.org.br/secretarias/comercializacao

 

Texto: Daiane Benso – Ascom Unicafes Nacional/Com informações da Ascom Unicafes/AL
Fotos: Unicafes/AL

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual