Roda Bem Caminhoneiro é pauta de reuniões em Brasília
13 de junho de 2022

O Roda Bem Caminhoneiro (RBC) foi pauta de reuniões realizadas nos dias 08 e 09 de junho, em Brasília (DF). Lançado no fim de 2019, pelo Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, com apoio do Ministério da Infraestrutura, o programa é gerido pela Unicafes Nacional, com apoio da C2G LOG, cooperativa constituída no âmbito do RBC para fortalecer o segmento.

 

Na quarta-feira (08) à tarde, o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger e a diretoria da C2G LOG conversou com as cooperativas inscritas no programa, oportunidade em que esclareceu dúvidas e apresentou o panorama atual e os desafios da execução do projeto. Atualmente 157 cooperativas estão inscritas no RBC.

 

Entre às metas em execução, destacou-se: Bases de serviços e assessoramento técnico para a central e às cooperativas; Organização e Expansão; Gestão e TI; Formação e Comunicação e Investimento. O RBC visa incentivar o cooperativismo entre os caminhoneiros autônomos e melhorar a renda e a qualidade de vida da categoria.

 

Articulação interna

Com o intuito de realizar o alinhamento e a articulação interna, a diretoria da Unicafes Nacional e da C2G LOG estiveram reunidas na quinta-feira (09) de manhã. As instituições estão confiantes no progresso do RBC e convictas da necessidade de fomentar o cooperativismo.

 

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, destaca que a agenda foi produtiva, oportunizando maior transparência ao programa. O presidente interino da C2G LOG, Cleomar José Immich, afirma que a execução do Roda Bem, mesmo com alguns percalços, está demonstrando eficiência, e que a troca de diálogo foi essencial para a continuidade do mesmo. Para o primeiro secretário, Hermes Severino de Paula, as reuniões ficarão gravadas na história. Ele avalia que o RBC foi o melhor programa que existiu para os caminhoneiros e que está sendo um divisor de águas para o segmento.

 

Caminhoneiro há mais de 40 anos, Venino Almeida Filho, presidente da Cooperativa Multimodal de Presidente Kennedy (CMPK), ressalta que o cooperativismo é a saída para o transporte de cargas, e que o Roda Bem é um projeto que veio oportunizar que o caminhoneiro se organize em cooperativas regulares, possibilitando a sua representatividade.

 

FreCoopTRC

Na quarta-feira (08) de manhã, na Câmara dos Deputados, aconteceu o lançamento da Frente Parlamentar Mista das Cooperativas de Transporte Rodoviário de Cargas (FreCoopTRC). O grupo é formado por mais de 200 deputados federais e senadores de diversos partidos, que visam trabalhar para defender os assuntos de interesse do setor do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

O deputado federal Herculano Passos, presidente da FreCoopTRC, explica que o objetivo da Frente é atuar na inclusão das cooperativas do TRC na agenda política; buscar oportunidades para apresentação e votação de projetos de lei; acompanhar os assuntos de interesse do setor juntos aos Poderes Executivo e Judiciário, além dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, que regulam às cooperativas e suas operações.

 

O primeiro vice-presidente da FreCoopTRC, deputado federal Osmar Terra, salienta que as cooperativas têm função importante para o melhoramento da renda do caminhoneiro. O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, frisa que o Ministério tem uma ação de fomento e incentivo ao cooperativismo. Para o secretário nacional de Transporte Terrestre, Felipe Fernandes Queiroz, a cooperação é uma palavra virtuosa e o cooperativismo tem essa propriedade para unir esforços e vencer desafios.

 

Texto e fotos: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual