Roda Bem Caminhoneiro certifica cerca de 1.500 pessoas em curso de formação em 2022
20 de dezembro de 2022

O Programa Roda Bem Caminhoneiro (PRBC), gerido pela Unicafes com a parceria do Ministério da Cidadania, encerra 2022 com avanços e conquistas. A Instituição tem trabalhado na articulação de ações para fornecer infraestrutura, capacitação e assessoramento técnico para que caminhoneiros autônomos possam melhorar sua renda e qualidade de vida.

 

Atualmente são atendidas pelo PRBC 58 Cooperativas de Caminhoneiros de vários estados brasileiros. No decorrer do programa, que iniciou em 2019, formou-se um sistema cooperativo nacional de transportadores autônomos de cargas, articuladas através de Cooperativas Singulares com abrangência Regional e também por meio de uma Federação de Cooperativas com abrangência Nacional.

 

A educação foi um fator preponderante para os caminhoneiros neste ano. Foram disponibilizados 15 cursos de aperfeiçoamento através da plataforma on-line, que certificou cerca de 1.500 pessoas. Além disso, auxiliar no barateamento dos custos também é objetivo do Roda Bem, que distribuiu 315 mil litros de óleo diesel para os participantes do programa em 2022, bem como 34 itens entre tanques e containers.

 

O PRBC conta com uma estrutura de governança e de gestão integrada, fundamentada em quatro pilares e 11 metas, que prioriza baratear o valor de insumos por meio de compras coletivas, desenvolver um aplicativo digital com opções de transporte de carga e compartilhamento de frete, bem como, disponibilizar cursos aos caminhoneiros, na modalidade a distância, com temas como gestão de cooperativas, direção defensiva e saúde do caminhoneiro.

 

Texto e foto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual