Representantes da Unicafes integram à nova diretoria e Conselho Fiscal da Unicopas
25 de janeiro de 2023

Paridade de gênero já é uma realidade na direção da Unicopas. A nova diretoria da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias tomou posse nessa terça-feira (24) em Assembleia Geral semipresencial, ocorrida em Brasília (DF).

 

Na ocasião, os participantes celebraram as conquistas da gestão de 2020-2023, presidida por Francisco dal Chiavon, da Concrab (MST), e a posse do mandato que passa a ser presidido por Claudete Costa, da Unicatadores. A nova gestão exercerá mandato entre 2023-2026.

 

Esta é a 4ª gestão da Unicopas desde sua criação, em 2014. De acordo com o Estatuto da organização, a mudança de direção é feita de forma rotativa entre as lideranças das entidades que compõem a entidade. Claudete Costa é a primeira mulher eleita na Unicopas e esta é a primeira vez que a Unicatadores assume a presidência da organização.

 

Na nova composição, Maysa Gadelha, vice-presidenta da Unisol Brasil, assume o cargo de vice-presidenta da Unicopas. Também foram renovados os cargos de tesoureiro e secretário da Unicopas. A nova direção é composta por Gervásio Plucinski, presidente da Unicafes Rio Grande do Sul e Diego Moreira, representante da Concrab (MST), respectivamente.

 

De acordo com Plucinski, apesar de todos os desafios e dificuldades da nossa sociedade, o cooperativismo tem o poder de unir pessoas a partir da solidariedade e da cooperação. “Não tenho dúvidas que a Unicopas seja a nossa grande ferramenta de transformação e crescimento do cooperativismo solidário em nosso país”, destacou o novo dirigente.  

 

Assim como a mudança da direção da Unicopas, também foi renovado o Conselho Fiscal da instituição com os seguintes representantes:

Titulares

Suplentes

Glaucia Keli Back – Concrab/MST

Maria Mônica da Silva – Unicatadores

Genes da Fonseca Rosa – Unicafes

Francisco Dal Chiavon – Concrab/MST

Israel Oliveira – Unisol

Fátima de Lima Torres – Unicafes

 

Atualmente, a Unicopas representa mais de 2.500 cooperativas, associações produtivas em empresas de autogestão do campo e da cidade, com cerca de 800 mil associadas e associados.

 

Planejamento nova gestão

Dirigentes e conselheiros fiscais também discutiram estratégias de fortalecimento e representatividade da Unicopas junto às suas quatro centrais, às cooperativas e associações da economia solidária na gestão 2023-2026.

 

Além de discutir objetivos, formação de lideranças e quadros da organização, mobilização social, incidência política, inclusão produtiva, os dirigentes também planejaram as linhas de expansão e representação da Unicopas na sociedade.

 

“Fazer parte desta diretoria composta por duas mulheres e dois homens mostra a pluralidade, diversidade e igualdade de gênero na tomada das decisões. Agradeço o aprendizado que adquiri na última gestão e a oportunidade em representar uma entidade consolidada e com enorme potencial de crescimento”, finalizou Claudete Costa.

 

Texto e fotos: Erika Braga/Unicopas

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual