Paa de alagoas

 

O plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou recentemente o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar do Estado de Alagoas (PAA/AL). A proposta de origem governamental tem objetivo de promover o acesso à alimentação e incentivar a Agricultura Familiar. A alimentação é destinada às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.

A deputada Jó Pereira (PMDB) que antes da votação destacou a importância do projeto. “São incrementos na economia de todos os nossos municípios pequenos e médios, com reflexos positivos nas grades cidades. Por isso, apesar de achar que poderia ter sido mais cedo esse apoio, comemoro sim, e devo lamentar simultaneamente a retração desse mesmo programa a nível federal, ocorrido devido a grave crise econômica de nosso país”.

Ainda em seu pronunciamento, a deputada disse que os alagoanos comemoram a aprovação da nova lei, que dá apoio e fortalece o desenvolvimento econômico social da zona rural. Por fim, a parlamentar afirmou que o PAA/AL também funciona como regulador de preços consolida a chamada pública, apoia a formação de estoque de alimentos e incentiva à produção e o consumo de leite. “Finalizo agradecendo a todos os agricultores familiares alagoanos que nunca desistiram de suas terras e de seu modo de viver. O desenvolvimento sustentável de Alagoas passa por uma educação pública de qualidade e de uma agricultura familiar cooperada, apoiada e produtiva”, concluiu Jó Pereira.

A aprovação do projeto foi muito aguardada pelas cooperativas. Para chegar até aqui, as discussões iniciaram e se fortaleceram no Conselho Estadual de Alimentação e Nutricional. Na sequencia foi criado o movimento SOS Agricultura Familiar para discutir os cortes do governo. Um ato reuniu com mais de mil agricultores em Maceió fortaleceu a vontade dos agricultores em reivindicar aos governantes mais investimentos para o setor.

A Unicafes Alagoas juntamente com organizações parceiras auxiliou na articulação junto ao Senador Renan Calheiros (PMDB) para levar as propostas para o Governador Renan Calheiros Filho (PMDB) que firmou compromisso de investir 15 milhões na Agricultura Familiar em 2018;

De acordo com o diretor da Unicafes, Antonino Cardozo, para Agricultura Familiar este é mais um avanço para o Cooperativismo Solidário. “Significa que a Agricultura Familiar terá um investimento de grandes proporções em âmbito estadual. Mostramos que a união de forças mais uma vez fez a diferença”.

Agora o planejamento da Unicafes para 2018 é realizar reuniões junto com as cooperativas para definir quais estão aptas para atender o projeto. Além disso, haverá também diálogos com Emater local para ajustar as demandas.

Fonte: Assembleia Legislativa de Alagoas e Unicafes Nacional