Projeto ‘Agricultoras em Ação: Mulheres e Cooperativismo’ forma as duas primeiras turmas
17 de maio de 2023

O último dia 11 de maio foi marcado pela formatura das duas primeiras turmas do projeto ‘Agricultoras em Ação: Mulheres e Cooperativismo’, financiado pela Unicafes-RS e executado pela AREDE, com assessoria da Setrem.

 

Pela parte da manhã as formandas participaram de uma palestra com a pastora da IECLB Louraine Christmann, mais conhecida como Lola. Após, juntamente com os convidados, participaram de um coquetel e na sequência foi realizado um desfile das formadas e a entrega dos certificados, coroando o evento.

 

A solenidade reuniu as mais de 50 formandas, das duas turmas – Santa Rosa e Campina das Missões –, lideranças cooperativistas e autoridades na sede da AREDE, em Santa Rosa.

 

A mesa oficial do evento foi composta pelo gerente da AREDE, Ademir Amaral; pelo diretor-geral da Setrem, Sandro Ergang; pela vice-diretora de ensino superior da Faculdade Três de Maio, Márcia Stein; pela coordenadora do curso de Psicologia da Setrem, Lissandra Baggio; pela diretora da Casa Familiar Filhos da Terra, Mariele Ropke; pelo presidente da Unicooper, Fabio Luis Rosch; pelo integrante do Conselho de Administração da Unicafes-RS, Vicente Czycza; e pelo pastor da IECLB Fábio Rucks.

 

O projeto contou com dez encontros, com os trabalhos baseados em três eixos: saúde física, psíquica e emocional da mulher; liderança feminina nos espaços coletivos; e produção de alimentos saudáveis. Conforme a coordenadora, Simone Spindler, o projeto formou, nas duas primeiras turmas, 56 mulheres, muito mais que a meta estabelecida.

 

“Isto demonstra a relevância deste trabalho que estamos desenvolvendo com as mulheres agricultoras. Procuramos promover e ampliar as oportunidades para que as mulheres agricultoras pudessem ser mais autoconfiantes nas tomadas de decisões e ocupar seus espaços nas entidades onde elas fazem parte. Percebemos que o conhecimento proporcionado às participantes no decorrer da formação fez com que elas se sentissem mais livres, felizes, com mais conhecimento e empoderadas”, destacou Simone.

 

O projeto ‘Agricultoras em Ação: Mulheres e Cooperativismo’ contou com o apoio da Unicooper, de Santa Rosa, da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Filhos da Terra, de Campina das Missões, das Lojas Monjuá e do Salão de Beleza Regis Klein de Três de Maio.

 

No fim do evento, a participante Marilu Machado leu uma mensagem autoral aos presentes:

 

“Outubro de 2022: apenas uma data normal para muitas, mas para essas mulheres aqui não. Essa data marcou a vida de todas nós. Muitas aqui começaram o curso pensando em desistir antes mesmo de começar. Tínhamos medo do desconhecido, do novo, até mesmo da nossa capacidade.

 

Mas, que nada. Lá começou uma nova trajetória. Cada curso, algo diferente; cada palestra nos ensinou a aprender a se empoderar. Cada brincadeira nos ajudou a nos socializar.

 

Cada dinâmica nos ensinou a diminuir o medo e nos mostrou a capacidade de ser melhor. E lá se foi, mês a mês. Troca de experiências, conversas aleatórias e muito aprendizado. Tudo isso nos ajudou a quebrar o gelo e foi assim a cada curso.

 

Uma vez por mês era nosso dia! Dia de acordar, organizar as coisas em casa e cuidar a hora para não perder o horário do curso. Para nós e nossa família já sabíamos: dia de curso se tornou um dia de princesa. Dia que recebíamos desde o café da manhã até o lanche da tarde, e um detalhe, sem passarmos perto de uma cozinha.

 

Para completar nossa alegria, ganhamos um book fotográfico com direito a roupas, maquiagem e penteado. Pensa em nossa felicidade, pois muitas de nós nunca nem maquiagem havia feito, isso foi uma vitória. Vitória comemorada com sorriso estampado no rosto de cada uma.

 

Pensa em como nos sentimos. E para completar aprendemos várias dicas de como produzir nossos alimentos de forma orgânica e com controle biológico, isso foi muito bom. Pensa em nossa felicidade, proporcionada pela AREDE, a qual nunca imaginávamos encontrar.

 

Hoje estamos felizes e realizadas por um lado, mas, por outro, tristes. Tristes por não termos esse dia a cada mês, mas felizes por ter aproveitado cada instante. Felizes ao saber que outras mulheres terão esta oportunidade. Agradecemos imensamente a cada um envolvido nesse projeto, projeto que nos ajudou a nos reconhecermos melhor, a nos valorizarmos melhor, que nos tornou mais lindas e interessantes, não somente por dentro, mas principalmente por fora.

 

Claro, tudo tem seu tempo, muitas ainda não se reconheceram totalmente, mas a cada dia, a cada situação, com certeza colocarão em prática cada palavra, cada palestra, tudo será lembrado com carinho.

 

Nossa caminhada é longa, com certeza, mas como aprendemos. Mulher é capaz de tudo. Mulher tem uma garra, é uma força incalculável. E uma mulher com batom nos lábios e uma escova no cabelo tem uma capacidade que ela nem imagina, pois ela se tornou mais bonita, mais competente, aprimorou suas habilidades e 100% empoderada.

 

Obrigada às cooperativas parceiras e a Unicafes-RS por nos oportunizar esta formação. Obrigada à Setrem pelo acolhimento, pelas palestras, pelas palavras. Professoras Cléia e Luthi fizeram uma grande diferença em nossas vidas. Às gurias que as auxiliaram e com certeza puderam nos conhecer um pouquinho mais e nos fizeram levantar nossa autoestima, nossa gratidão.

 

Gratidão à Arede por esse maravilhoso projeto. Que possam continuar fazendo a diferença na vida de muitas mulheres. Obrigada a todos pela presença hoje. Por poderem compartilhar esse momento importante em nossas vidas. Mulheres empoderadas, aqui estamos nós.”

 

Texto e fotos: Jaqueline Peripolli / Jornalista Unicafes-RS

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual