Projeto realizado entre Unicafes e Sescoop beneficiará 100 cooperativas do Brasil
01 de novembro de 2022

Os integrantes do Conselho da Unicafes debateram, na tarde de sexta-feira, 02 de setembro, durante reunião virtual, o projeto “Implementação de Soluções em gestão/governança e negócios para Cooperativas do Sistema Unicafes”, apresentado pelo assessor institucional, Alcidir Mazutti Zanco.

 

Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), o projeto piloto tem duração de um ano, com execução entre setembro de 2022 a setembro de 2023, visando atender 300 cooperados, de 100 cooperativas singulares, de no mínimo dez estados.

 

Além de aprimorar a gestão, governança e negócios das cooperativas, por meio de soluções organizacionais, o projeto tem como objetivo fazer o mapeamento e análise das cooperativas; desenvolvimento de capacidades (cursos); implementação de soluções (consultorias) e a análise de impacto nas cooperativas, tendo como principal prioridade atender as demandas das cooperativas com atividades práticas, orientadas para melhor desenvolvimento organizacional da gestão e dos negócios.

 

As atividades acontecem com momentos presenciais nos Estados nos quais o Sistema Unicafes possui Unidades de apoio, prevendo cursos complementares através da Plataforma de Ensino a Distância (EaD). Serão disponibilizados serviços como: formação para jovens e mulheres; soluções de gestão e governança contábil, tributária, gerencial, bem como, solução de negócios em comunicação, marketing, mercado, além de temáticas demandadas pelas cooperativas.

 

O público terá acesso à temas transversais e poderá participar de turmas territoriais, conforme a demanda. A previsão é que os encontros sejam trimestrais no território; na plataforma virtual EaD e por meio de assessoramento presencial nas cooperativas. Os critérios para participar do projeto são: Estados regulares e adimplentes; cooperativas regulares e adimplentes e cooperativas com adesão à contrapartida.

 

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, afirma que este é um projeto que nasceu na base, escutando às necessidades das cooperativas. “É mais uma conquista para a Unicafes, que beneficia, primeiramente, dez estados e, posteriormente, abrangerá mais locais. Além disso, é mais uma ação que fortalece o cooperativismo e às cooperativas do nosso Sistema”, ressalta.

 

Texto: Ascom Unicafes Nacional
Foto: Reprodução

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual