Projeto Piloto Pecsol supera expectativas: Mais de 100 cooperativas e cerca de 950 inscritos
31 de outubro de 2023

O projeto piloto do Pecsol: “Implementação de Soluções em Gestão, Governança e Negócios para Cooperativas do Sistema Unicafes” encerrou suas atividades neste mês de outubro, em evento presencial realizado em Salvador, na Bahia. E os números não poderiam ser melhores: mais de 100 cooperativas e 947 participantes inscritos, de 12 estados brasileiros. São mais de 500 formandos no presencial e cerca de 350 no EaD, sendo aproximadamente 55% de mulheres no ensino virtual.

 

O principal objetivo do projeto foi gerar habilidades e competências nos participantes para a aplicação de soluções nas cooperativas, nos temas de gestão, governança, negócios, jovens, mulheres e crédito, demandas mapeadas como desafios e oportunidades. A construção fundamentou-se no Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (PECSOL), com foco no empoderamento das pessoas participantes para a gestão das cooperativas. A gestão social no contexto cooperativista é o espaço em que os agentes do sistema se comunicam e interagem com o objetivo de uma melhor compreensão e relação entre todos. Essa ação fortalece e capacita-os, tornando os associados donos do próprio empreendimento coletivo.

 

Neste programa, a primeira etapa foi construída com base nas demandas estratégicas da Cooperativa: Identificação e análise de problemas e oportunidades; Levantamento de dados e métricas; elaboração de um plano de ação, incluindo metas e passos, nomeado PDC – Plano de Desenvolvimento da Cooperativa. A segunda etapa foi colocar o plano em prática por meio da execução do que foi planejado, agindo e ajustando a proposta de acordo com a checagem realizada anteriormente. E a terceira etapa contemplou monitoria e avaliação de cada ação colocada em prática, mapeando especialmente se as metas pré-definidas foram alcançadas otimizando as ações estabelecidas com base nos dados levantados a partir da etapa de execução.

 

Para o presidente da Unicafes, Aparecido Alves de Souza, o Cido, o Pecsol vem qualificar processos nas cooperativas de Agricultura Familiar, identificando problemas e encontrando soluções, além de dar visibilidade para a Unicafes, que trabalha na construção de um programa diferenciado. “Concluímos estratégias neste projeto piloto para seguir implementando outras e, assim, aprimorarmos nossas cooperativas”, enfatiza.

 

O secretário de Formação da Unicafes, Antônio Moreira de Sousa Filho, ressalta que no projeto piloto os resultados mapeados nas cooperativas são sistematizados, sendo que observou-se avanços e inovações junto às mesmas. “É um momento de darmos um novo passo ao trabalho de Formação da Unicafes. Selar e aprimorar as nossas inovações”, salienta.

 

A secretária de Mulheres da Unicafes, Sandra Nespolo Bergamin, afirma que o crescimento da participação das mulheres nos espaços do Cooperativismo Solidário é reflexo do trabalho que a Secretaria de Mulheres vem desenvolvendo de empoderar as mesmas para que assumam seus papéis nestes espaços. “Demonstra que as mesmas têm interesse e através deste empoderamento sentem a necessidade de fazer parte. Exemplo disso é o aumento da participação das mulheres nos cursos de EAD, onde observam a importância do processo de capacitação e buscam ampliar seus horizontes, opinar e serem parte do cooperativismo solidário”, frisa.

 

Atividade presencial
Em parceria com a Unicafes Nacional, a Unicafes Bahia realizou de 24 a 26 de outubro, em Salvador, atividades do Pecsol que contemplaram estratégias e oportunidades; desenvolvimento de competências; revisão da proposta metodológica e multiplicação dos cursos; além da aplicação de soluções na organização da produção, gestão, governança, negócios, jovens e mulheres.

 

Foram apresentados os programas de fomento e fortalecimento do Cooperativismo desenvolvidos na Bahia, executados com sucesso e que trazem resultados positivos para o segmento no Estado, bem como, dados sobre a utilização do BI nas cooperativas, em inglês: Business Intelligence; em português: Inteligência de Negócios, que consiste na captação de dados e na transformação desses em informações para serem utilizadas como base na tomada de decisões dos espaços cooperativistas.

 

Além disso, debateu-se sobre a implementação e resultados do Plano de Desenvolvimento da Cooperativa (PDC), aplicação das soluções de Crédito; Produção e Negócios; Ajustes Estatutários e Governança, Jovens e Mulheres. Também realizou-se avaliação dos eventos coletivos dos educadores do Pecsol e foram elencadas as propostas para a próxima edição do programa.

 

E para fechar a agenda de atividades, os educadores visitaram o Centro de Distribuição de Produtos e o Empório da Agricultura Familiar da Bahia, local em que mais de 300 produtos da agricultura familiar, de diversas regiões do Estado, estão disponíveis para a comercialização.

 

Texto: Daiane Benso/Com informações da Assessoria do Pecsol
Fotos: Daiane Benso

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual