Projeto de Fortalecimento do Cooperativismo é pauta durante Encontro Estadual em Tocantins
23 de junho de 2022

Nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24 de junho, acontece o Encontro Estadual do Cooperativismo da Rede Unicafes Tocantins. O objetivo é fortalecer, ampliar e dar visibilidade à Federação Cooperativa de Segundo Grau, bem como ao Grupo de cooperativas do Estado.

 

Foi lançado durante o evento, o Projeto de Fortalecimento Organizacional do Cooperativismo e da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Tocantins. O mesmo prevê ações de gestão, comercialização, formação e de estruturação de uma base de serviços, que viabilizará estratégias de organização e aprimoramento organizacional durante os próximos meses.

 

O projeto é apoiado pelo deputado federal, Célio Moura (PT), responsável pela emenda parlamentar, que habilitará o conjunto de atividades. Para ele, o momento político atual é desfavorável ao crescimento organizacional das cooperativas e da agricultura familiar. “Trabalhamos, em Tocantins, para fortalecer a unidade nos processos de representação e coletividade, buscando políticas públicas no Estado e também reforçando-as na esfera federal”, disse o deputado, lembrando que a proposta do projeto é ancorada pelas ações da Unicafes Nacional, que defende o Cooperativismo.

 

A presidente da Unicafes Tocantins, Maria Senhora, realizou a abertura do evento, onde convidou às cooperativas a se engajar neste processo, ressaltando a importância de implementar inovações organizacionais, principalmente no campo da gestão e dos negócios.

 

O secretário de Formação da Unicafes Nacional, Antônio Filho, reforça que a Unicafes Nacional desenvolveu uma plataforma de ações de fortalecimento do Cooperativismo Solidário, que representa as pautas e agenda deste segmento organizacional. “Construímos ainda um núcleo com parlamentares que defendem às Cooperativas, e o deputado Célio Moura assume conosco essa pauta, de se comprometer com à agricultura familiar”, ressalta.

 

O evento conta com a participação de membros do governo estadual; Companhia Nacional de Abastecimento de Tocantins (Conab/TO); Secretaria Estadual de Educação; Secretária Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); além das organizações sociais: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Fórum da Economia Solidária.

 

Texto: Daiane Benso – Ascom Unicafes Nacional/ Com informações do assessor institucional, Alcidir Zanco
Fotos: Unicafes TO/Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual