Programa Nacional de Alimentação Escolar no Ceará é tema de webinar
15 de julho de 2021

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), em parceria com a Unicafes Ceará, realizou na tarde desta quinta-feira (15), o Webinar PNAE no Ceará - Juntos na construção e retomada do PNAE nas diversas regiões do Brasil. O encontro dialogou sobre as mais diversas experiências relacionadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar no Estado, objetivando construir propostas para fomentar, fortalecer e retomar as compras no país.

 

O presidente da Unicafes Ceará, Nonato Barbosa, destacou que este é um momento importante para a Agricultura Familiar, que vem reforçar a luta para que a lei seja cumprida e que os agricultores familiares tenham seus direitos preservados. “É um encontro de unidade, de somatória de forças, em que fomentaremos o programa e seguiremos avançando”, frisou.

 

Da Rede Cearense de Ater, Túlio Tárcio Coêlho afirmou que é preciso potencializar o PNAE, qualificando e desenvolvendo o programa, para que assim os agricultores permaneçam no campo. Representando a Unicopas, Antônio José, secretário-geral da Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária do Ceará (CCA), enfatizou que encontros como este promovem o fortalecimento do setor, auxiliando na sustentabilidade e enfrentamento do programa no Estado.

 

O representante da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Marcus Ernani Martins Bastos e o representante da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Eduardo Barbosa, contextualizaram a execução do PNAE no Estado, investimentos para a agricultura familiar, projetos e principais desafios.

 

Marcia Sartori Silva, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), explicou que do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

 

O professor José Arimatea Bezerra, do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane), da Universidade Federal do Ceará (UFC), comentou que há ausência de mapeamento da produção da agricultura familiar nos municípios; vulnerabilidade à ação de intermediários e de atravessadores; pouco incentivo financeiro por parte do Estado para o desenvolvimento da Agricultura Familiar e baixo envolvimento de representação da categoria em relação ao assunto venda para o PNAE.

 

Também participaram do webinar: José Francisco, secretário de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará; Adalberto Alencar, coordenador da Rede Ecoceará; representando à Associação dos Municípios do Estado do Ceará, João Álcimo Viana Lima; o deputado estadual, Moisés Braz Ricardo; Kariny Uchôa, presidente da Fape e Dita Alves, da Unicafes Ceará. O encontro também contou com depoimentos de agricultores familiares, associados às cooperativas do Ceará.

 

Saiba mais

A Unicafes Nacional, juntamente com as Unicafes Estaduais, tem promovido webinar em todas as regiões, objetivando construir parcerias com os Governos para executarem um percentual maior do volume de recursos orientandos ao PNAE.  Atualmente, os Estados investem menos que 50% do volume direcionado à Agricultura Familiar, sendo necessário o envolvimento de todos para retomada do Programa.

                                                        

Texto: Daiane Benso – Ascom Unicafes Nacional
Foto: Gustavo Laviola – Ascom Unicafes Minas Gerais

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual