Programa de Educação da Unicafes promove qualificação e fortalecimento do Cooperativismo
14 de janeiro de 2021

Com foco no fomento, inclusão, empoderamento e gestão das cooperativas, o Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol), é a principal iniciativa de especialização, na área de educação, capacitação e informação, da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

Realizado desde 2008, com o apoio de instituições governamentais e não-governamentais, universidades e instituições de educação, o Pecsol tem trazido qualificação e conhecimento para os associados, conselheiros e colaboradores das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, promovendo desenvolvimento profissional e garantindo crescimento e autonomia das pessoas nos mais diversos espaços da construção do Cooperativismo Solidário.

O Pecsol é um programa que se fundamenta nas diretrizes e princípios organizacionais do Sistema Unicafes. Suas premissas estão presentes nos Documentos Institucionais aprovados nos Congressos e Assembleias, sempre garantindo que as Cooperativas participem de forma autônoma desta construção, atendendo as demandas e desafios das iniciativas locais, considerando que a Educação Cooperativista é fundamental para garantir o empoderamento dos associados para gestão e governança.

Para que chegasse na metodologia atual, o Programa passou por várias etapas e contou com parcerias, como da antiga Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Plano Setorial de Qualificação Afrodescendentes (Planseg), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - via Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senas) - ambos incorporados por outros Ministérios e, recentemente, de parcerias com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Sistema Nacional de Educação Cooperativista (Sescoop).

Conforme o assessor institucional da Unicafes, Alcidir Mazutti Zanco, essas parcerias construídas com várias organizações garantiram a autonomia das iniciativas desenvolvidas no Sistema, fortalecendo parcerias locais para aplicar o aprendizado junto às Cooperativas. “Foram esses projetos que viabilizaram a estruturação, qualificação e aprimoramento de uma metodologia de educação cooperativista, que fundamentou o Pecsol”, explica.

Atualmente, o programa, realizado presencialmente e remotamente, é organizado através da metodologia “Espiral do conhecimento”, propícia para a Educação interfaces entre o conhecimento teórico e as atividades práticas, com atividades didáticas de capacitação, orientadas com processos de assessoramento presencial nas Cooperativas. A metodologia é organizada em cinco eixos centrais: fundamentação teórica; problematização; interação (circuito de conversa para que as propostas sejam discutidas; multiplicação concretizada com aplicação do conteúdo nas Cooperativas e, por fim, o processo de internalização que é mensurado pelo Sistema de Gestão do Conhecimento (SGC), instrumento on-line desenvolvido pelo Sistema Unicafes.

O Pecsol também se baseia na construção de parcerias locais, com organizações sindicais, associações, instituições de ensino, organizações governamentais e não- governamentais. Na edição atual, o programa construiu parcerias com 32 instituições de Ensino Superior, Universidades e Institutos Técnicos, os quais qualificaram as temáticas e facilitaram a certificação dos estudantes. Essas parcerias fundamentaram a constituição dos Núcleos de Educação Cooperativista (Necsol), prevendo o desenvolvimento de ações contínuas de capacitação para associados, conselheiros, funcionários e parceiros do Cooperativismo Solidário.

Transformando realidades

O diretor de Formação da Unicafes, Antônio Moreira Filho, destaca que nesta edição do Pecsol foram qualificadas 1.270 pessoas, de 21 estados brasileiros. “O objetivo é que novas parcerias e cursos sejam realizados neste ano. É um programa que tem transformado a vida das pessoas”, ressalta.

Maria Matilde Machado, colaboradora da Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar (Cooplaf), de Cascavel (PR), participou do Pecsol e, enfatiza que foi fundamental para o seu aprimoramento. “O curso foi muito bem aproveitado. Aprendi fazer planos de negócios e assim saber como gerir a Cooperativa. Na época eu era presidente e, hoje, enquanto secretária, continuo aplicando os conhecimentos adquiridos”, conta.

Para Aparecido Alves de Souza, da Cooperativa Grande Sertão, de Grão Mogol (MG) e também secretário da Unicafes, o Programa oportunizou a expansão do conhecimento dentro do cooperativismo. “Contribuiu muito na gestão, possibilitando avanços e um despertar para a realidade do setor”, avalia.

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Arquivo Unicafes Nacional

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual