Presidente da Unicafes será o secretário de Agricultura Familiar do MDAF
20 de janeiro de 2023

Vanderley Ziger, presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), que participou da equipe de transição do Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Agrário, do Governo Lula, será o novo secretário da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDAF). Ziger esteve à frente da Unicafes desde 2017 e está na Instituição desde sua fundação, em 2005.

 

A missão do MDAF é trabalhar em prol da produção de alimentos, segurança e soberania alimentar, valorizando e reconhecendo os povos do campo, das águas e das florestas. O Ministério é responsável, no governo federal, pela proposição e implementação das políticas públicas voltadas a reforma agrária e a promoção do desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do segmento rural constituído pelos agricultores familiares.

 

Entre os destaques de sua gestão na SAF, Ziger aponta que suas ações serão norteadas no combate à pobreza rural e a geração e agregação de valor e que trabalhará políticas em harmonia com as demais secretarias do MDAF. Ele elenca às políticas de crédito; assistência técnica; Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP); Agroecologia, entre outros.

 

É uma grande responsabilidade estar à frente desta pasta, bem como uma alegria e um desafio ter a oportunidade de contribuir para melhorar ainda mais a vida das pessoas que representamos. Sabemos que a SAF é uma vitrine dentro no Ministério e trabalharemos para fazer e gerir grandes políticas nacionais”, ressaltou Ziger.

 

Ele enfatizou ainda que leva o conhecimento e a bagagem que adquiriu na Unicafes. “Aprendi a importância de pensar o coletivo para construir o cooperativismo. As cooperativas da Unicafes foram a base para que esse trabalho fosse reconhecido”, diz.

 

Agricultor familiar no município de Coronel Vivida, estado do Paraná, formando em Ciência Política, Ziger atua no cooperativismo da agricultura familiar há mais de duas décadas. Participou do sistema de Cooperativismo de Crédito, foi dirigente de Instituto de Formação do Cooperativismo e desde 2017 é presidente da Unicafes.

 

Senaes

Assessor institucional da Unicafes, Manoel Vital de Carvalho Filho também integrará o governo Lula. Ele será diretor do Departamento de Parcerias da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estrutura responsável pelas ações de Fomento de Economia Solidária.

 

Aparecido Alves de Souza assume presidência da Unicafes
Com a nova função na SAF, Ziger precisou renunciar o cargo de presidente da Unicafes. Assim, seguindo às normas do Estatuto Institucional, o secretário Aparecido Alves de Souza, o Cido, se tornou o novo presidente, tanto da Associação como Confederação Unicafes. O novo cargo de secretário será definido até o final de março, após eleição em Assembleia Geral.

 

Morador da comunidade Boa Vista, no PA Americana Zona Rural de Grão Mogol, em Minas Gerais, Cido trabalha com agricultura e extrativismo no Cerrado e é agricultor agroecológico.

 

 “Conto com o apoio de todos em mais este desafio. Juntos faremos um trabalho que continue honrando essa organização. Além disso, continuarei defendendo a agroecologia, pois acredito que é necessário incorporar nas cooperativas este modo de produção para melhorar os processos de gestão e comercialização e gerar sustentabilidade ao sistema”, frisa

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Divulgação

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual