Presidente da Unicafes-RS participa de importantes reuniões com o ministro do MDA
20 de fevereiro de 2024

A última semana foi marcada por importantes agendas com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, no Estado.

 

Na quinta-feira, dia 15, ele esteve em Caxias do Sul, para a reunião da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho RS) e Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF), para apresentação de proposta do Plano de Desenvolvimento da Agroindústria Familiar Cooperativa.

 

No evento, Teixeira também ouviu as pautas e demandas das cooperativas regionais presentes. O presidente da Unicafes-RS, Gervásio Plucinski, participou do evento, que também teve a presença do presidente da Conab, Edegar Pretto, e diversas lideranças.

 

Na sexta-feira, pela manhã, a agenda ocorreu em Caxias do Sul, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a fim de discutir o tema da agricultura familiar, com manifestações de entidades, como Fetraf-RS, Fetag-RS, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Unicafes-RS.

 

Plucinski, em sua fala, defendeu o anúncio do Programa Nacional do Cooperativismo da Agricultura Familiar, que vem sendo construído desde o ano passado. Outro tema levantado pelo presidente da Unicafes-RS foi o debate por Estado sobre o Plano Safra nacional, permitindo uma integração nesta discussão entre as entidades que representam a agricultura familiar e com os órgãos do governo no Estado, a fim de aproximar e unificar o debate.

 

E pela tarde Teixeira esteve em Porto Alegre, onde participou da assinatura dos contratos para fornecimento de gêneros alimentícios pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Grupo Hospitalar Conceição.

 

Foram assinados contratos com nove cooperativas – Coomafitt, Caaf, Doces Vapor Velho, Coopersanta, Econativa, Cooperdompedro, Cecafes, Cooperfamília e Coopafs – para fornecimento de alimentos para o GHC, no valor de R$ 4,3 milhões, de 51 tens, sendo que a maioria das cooperativas beneficiadas são filiadas à Unicafes.

 

O presidente da Unicafes-RS destacou a diferença que faz a decisão do governo e do GHC na compra alimentos da agricultura familiar, que desenvolve e fortalece o cooperativismo e agricultura familiar e afirmou que isso só foi possível porque estão organizados em cooperativas. “O desafio para o governo é fortalecer o cooperativismo no Brasil, tornando-o um país do cooperativismo, pois temos potencial”, finalizou.

 

Texto: Jaqueline Peripolli / Jornalista Unicafes-RS
Fotos: Divulgação

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual