Presidente da Unicafes Nacional realiza bate-papo com acadêmicos do curso de Cooperativismo da UFV
20 de agosto de 2021

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, ministrou na manhã desta sexta-feira (20), aula para os calouros em Bacharelado do curso de Cooperativismo, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Este curso, que tem mais de 45 anos de história, é referência para o Brasil e América Latina, com relevância internacional no desenvolvimento de pesquisa e projetos.

 

Mais de 40 alunos da disciplina de Introdução ao Cooperativismo e os professores coordenadores do curso participaram do bate-papo, que abordou, entre outros temas “Os princípios da cooperação e da solidariedade, pilares para um novo cooperativismo, educação cooperativista, desafios na atual conjuntura brasileira”.

 

Ziger, que também falou sobre o início de sua trajetória no Cooperativismo da Agricultura Familiar e da sua experiência em frente à Unicafes, destacou elementos básicos para melhor compreensão sobre o tema, enfatizando que fazer cooperativismo, é antes de tudo, um ato de coletividade, que é oposto da competição e do trabalho individual.

 

Ao fim do diálogo, o presidente da Unicafes Nacional respondeu questionamentos dos alunos sobre as dificuldades que as cooperativas estão passando devido à pandemia do Covid-19; os desafios para a implementação da criação da Unicafes; a representatividade das mulheres no cooperativismo; inclusão dos jovens no setor, entre outros assuntos.

 

O professor Alair Ferreira de Freitas, membro da Comissão Coordenadora, agradeceu Ziger pela exposição, salientando a importância de ter uma liderança nacional do cooperativismo dialogando com acadêmicos que estão iniciando sua jornada. “A Unicafes é uma organização referência no cooperativismo. E para nós é uma satisfação ter o seu presidente compartilhando conhecimentos conosco. Nosso agradecimento e reconhecimento”, ressaltou.

 

Texto: Daiane Benso - Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual