Presidente da Unicafes Nacional participa de Workshop Internacional que debate a Agenda 2030 e os ODS
21 de outubro de 2021

Com o objetivo de reestruturar o planejamento estratégico da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM) e estabelecer uma agenda conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar (Unicafes Nacional), Vanderley Ziger, participou de nos dias 18, 19 e 20 de outubro, em São Paulo, do Workshop Internacional “Cooperativas do Mercosul e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Construção de um Plano Estratégico Baseado na Agenda 2030”.

 

Organizado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN DESA), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o encontro reuniu delegações da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

 

A programação contemplou o levantamento de informações da RECM: com o intuito de implementar o ideal cooperativista e os ODS nas organizações cooperativistas. Os diversos organismos multilaterais debateram o planejamento estratégico, e por fim, construiu-se um plano de ação a ser implementado nos próximos anos.

 

A RECM, criada em 2001, tem o propósito de inserir o cooperativismo na agenda de trabalho do Mercosul, facilitar o comércio e a intercooperação entre as cooperativas da região e fomentar ações conjuntas que levem desenvolvimento econômico e social às cooperativas, seus cooperados, famílias e comunidades.

 

O coordenador nacional da RECM no Brasil e secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, César Halum, ressaltou que o cooperativismo é uma das grandes soluções para a construção de um plano estratégico baseado na Agenda 2030. O diretor de Cooperativismo e Acesso a Mercados do Mapa, Márcio Madalena, observou que há um interesse coletivo em trabalhar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável através da força do cooperativismo.

 

Interconexão do cooperativismo com os ODS

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, palestrou durante o segundo dia de evento, onde falou sobre “como a RECM auxilia às cooperativas do Mercosul a acessar recursos e financiamentos internacionais”. Conforme ele, o cooperativismo está interconectado com os ODS, e a agricultura familiar auxilia significativamente neste processo, como no combate à fome; na produção com sustentabilidade; mudanças climáticas; produção e preservação; acesso ao trabalho digno; geração de trabalho, renda e emprego; bem como na inclusão cada vez maior de mulheres e jovens no setor.

 

Ziger enfatizou que o workshop apresentou distintas e valiosas experiências dos sistemas cooperativistas do Mercosul. Ele destacou às escolas de cooperativas da Argentina, às de crédito e poupança do Paraguai e de habitação do Uruguai. “Foi um evento riquíssimo, que vem aprimorar mais ainda as nossas ações, promovendo o fortalecimento do cooperativismo”, frisou.

 

Veja no vídeo o que diz o diretor de Cooperativismo e Acesso a Mercados do Mapa, Márcio Madalena, sobre o Workshop Internacional.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional – Com informações do Mapa e Wokshop Internacional
Fotos: Felipe Mairowski/Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual