Presidente da Unicafes Nacional compartilha experiências do cooperativismo com acadêmicos do curso de Psicologia de universidade de São Paulo
29 de abril de 2021

A relevância social da agricultura familiar e do cooperativismo solidário têm chamado cada vez mais a atenção dos mais diversos públicos, inclusive dos acadêmicos brasileiros. Na terça-feira (27), o presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Vanderley Ziger, participou de um bate-papo virtual com Thamires Pires e Clauber Silva do Nascimento, alunos do 5º Ano do curso de Psicologia, da Universidade São Judas, de São Paulo (SP), para compartilhar um pouco da sua experiência e atuação na Unicafes.

 

Os acadêmicos estão realizando um projeto na área social para a disciplina de “Processos Grupais e Intervenções - Estágio obrigatório para a conclusão do curso de Psicologia, sobre a “Situação Social dos Agricultores Rurais: Atuação nas Cooperativas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. O objetivo é identificar as subjetividades e os aspectos envolvidos no trabalho de produtores rurais em cooperativas, afiliadas ao Movimento, que funcionam através do sistema de Economia Solidária.

 

Além de comentar como iniciou seu vínculo com o setor, Ziger falou sobre a responsabilidades da Unicafes com os agricultores familiares e com as demandas sociais e políticas; sistema de gestão, logística e acompanhamento das atividades do segmento; os principais desafios da instituição; diferenças entre o modelo de trabalho cooperativo e modelo tradicional; futuro dos negócios sustentáveis e agricultura familiar no Brasil, bem como, de como a pandemia afetou as atividades das cooperativas.

 

Para ziger, foi uma honra participar da pesquisa acadêmica e falar do trabalho da Unicafes. “Ficamos felizes em saber que jovens acadêmicos se interessam por essa temática, que não é comum nas universidades. Contar sobre a nossa instituição, seus desafios e o que temos feito para fomentar a agricultura familiar e o cooperativismo reforça o nosso compromisso em seguirmos atuando com afinco e motivação para fazermos, dia após a dia, a diferença na sociedade”, salienta.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual