PRBC: Cooperativas se aperfeiçoam durante treinamento do Sistema de Gestão
07 de fevereiro de 2024

Mais um importante passo foi dado para o avanço do Projeto Roda Bem Caminhoneiro (PRBC). Iniciou na segunda-feira, 29 de janeiro e encerrou na sexta-feira, 02 de fevereiro, o treinamento do Sistema de Controle de Cooperativas de Transporte Rodoviário.  A atividade aconteceu virtualmente e envolveu cerca de 25 das 59 cooperativas participantes do projeto. Foram abordados conteúdos referentes às funcionalidades e os módulos do cadastro.

 

Na ocasião, a Equipe Grifo Sistemas, responsável pelo desenvolvimento e treinamento do sistema, realizou testes e simulações com os representantes das organizações cooperativistas, apresentando e auxiliando-as na utilização do mesmo.

 

Na fase inicial da atividade, direcionou-se o foco para a eficiente construção e manutenção de cadastros, que é a espinha dorsal de qualquer cooperativa, representando a base sólida sobre a qual todas as operações são fundamentadas. De acordo com a Equipe Grifo Sistemas, é de extrema importância assegurar que esses registros estejam organizados de maneira meticulosa e contenham a maior quantidade possível de informações relevantes.

 

“Um cadastro completo não apenas simplifica as operações diárias, mas também desempenha um papel vital no sucesso a longo prazo da cooperativa. A coleta abrangente de dados permite uma compreensão mais profunda dos membros, suas necessidades e preferências. Essas informações não apenas facilitam a prestação de serviços personalizados, mas também possibilitam a antecipação de demandas futuras”.

 

Além disso, um cadastro robusto e bem-mantido é uma ferramenta estratégica para tomada de decisões. Ao acessar dados precisos sobre a composição da cooperativa, padrões de participação e histórico de transações, a gestão pode identificar oportunidades de crescimento, antecipar desafios e implementar estratégias eficazes para o progresso contínuo.

 

O responsável técnico do PRBC que esteve junto no treinamento e nas articulações, Jailson de Moura, destaca que esse foi um passo fundamental para as cooperativas de transporte aperfeiçoar sua gestão, em vários aspectos, desde a otimização das operações, melhor controle financeiro, tomada de decisões mais assertivas com dados concretos e qualificados a fim de promover uma administração transparente.

 

“Ao longo do treinamento foram trabalhadas às funcionalidades do sistema, sanado dúvidas, realizado testes práticos com as cooperativas em uma abordagem de fácil entendimento, de maneira que todos pudessem realizar às operações. A participação das cooperativas nos treinamentos foi fundamental para os avanços nas próximas fases que estarão por vir. A utilização do sistema é fundamental para intercooperação e qualificação das ações”, ressalta Moura.

 

O coordenador geral do PRBC, Alcidir Mazutti Zanco, afirma que a implantação do sistema depende da metodologia utilizada no repasse dos procedimentos necessários para o bom uso do software e do tempo que a cooperativa vai destinar para utilização, compreensão e levantamento dos dados. “É fundamental que cada cooperativa organize a liberação de um técnico para acompanhamento das atividades e dedicação de tempo para cadastro e demais ações previstas no processo de implantação, assim a C2G LOG e o projeto alcançarão os objetivos previstos”.

 

Sistema aprovado pelas cooperativas
Responsável pelo Setor Financeiro da Coopermixpara, Brenda Vitória da Silva do Nascimento, ressalta que ficou impressionada com a eficiência e a facilidade de navegação do sistema. “A abordagem prática e os recursos intuitivos proporcionaram uma aprendizagem rápida, nos preparando adequadamente para as demandas da plataforma”.

 

A supervisora geral da Coopertres-ES, Kenia Rufino Loyola, diz que foi um excelente treinamento associado ao conteúdo explicativo, objetivo e com profissionais capacitados dominando o conteúdo. “A expectativa é grande para iniciarmos o uso do sistema”.

 

O programador de cargas na Cootabs Transportes, Rafael Fontoura, afirma que o treinamento foi muito compreensível e claro, e que o sistema, aparentemente, é simples de ser usado. “Achei fácil de entender e muito organizado. Aqui na cooperativa estamos todos ansiosos para desfrutar desse novo sistema”.

 

A auxiliar administrativo da Cootransvera, Carla Danete, aponta que achou interessante as funções do sistema e que trará benefícios para a cooperativa. “É inovador e bem diferenciado”.

 

Para o presidente da Cargocooper, Edson Vilamoski, o sistema ajudará a cooperativa em um melhor controle das movimentações de insumos e resultados financeiros obtidos pelos cooperados no dia a dia, facilitando e dando clareza aos administradores em sua assembleia anual ou quando achar necessário acessar esses dados. “Por se tratar de um sistema específico de cooperativa, projetado com o aval da Federação C2G LOG, nós da cooperativa Cargocooper estamos muito confiantes no seu funcionamento”, finaliza.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional/ Com informações da Grifo Sistemas

 
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