Potencial da agricultura familiar é evidenciado na Febafes, na Bahia
18 de dezembro de 2023

A Unicafes esteve presente mais uma vez na Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes) e expôs o que de melhor é produzido pelos agricultores familiares do campo, de diversas regiões do Brasil, além de realizar articulações políticas importantes para o cooperativismo.

 

Em sua 14ª edição, o evento foi realizado no Parque Costa Azul, em Salvador (BA), de 13 a 17 de dezembro, e apresentou mais de 2 mil produtos, envolvendo 400 cooperativas e associações. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, prestigiou a feira na abertura oficial.

 

Dividido em Estande Comercialização, 27 armazéns territoriais; Tenda Brasil - com 32 empreendimentos do Brasil de diversas regiões; Restaurante Empório - réplica do restaurante encontrado no Mercado do Rio Vermelho; Praça Gastronômica - 19 empreendimentos para escolher o cardápio; Tenda Quilombola e Indígena - nove empreendimentos que disponibilizaram seus produtos; Tenda Artesanato - 27 estandes territoriais e a Feira Agroecológica, com 20 barracas dos Povos da Mata.

 

Potencial da Agricultura Familiar
O presidente da Unicafes Nacional, Aparecido Alves de Souza, o Cido, enfatizou que a Feira foi um sucesso, oportunidade que evidenciou-se o potencial da agricultura familiar. “É um espaço de troca de experiências, de fortalecimento da ação da economia solidária. Participamos com 14 Unicafes Estaduais e mostramos a massiva dinâmica de comercialização da Confederação, se tornando cada vez mais uma estratégia forte na Unicafes”.

 

Cido ainda ressaltou as articulações políticas com os estados e o governo federal realizadas no evento. Na ocasião, a Unicafes assinou um termo de cooperação com a Contag, objetivando fortalecer as ações de cooperativismo, com apoio do movimento sindical. “Formalizamos mais uma importante parceria, tendo a Febafes um resultado muito bom em vendas de produtos e na articulação política”.

 

A Feira
A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi promovida pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Unicafes-Bahia, com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Febafes/Arquivo pessoal/Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual