Política é tema de formação realizada pela Secretaria de Juventudes da Unicafes Nacional e Contag
10 de maio de 2022

Com o tema Política: O que eu tenho a ver com isso, a Secretaria de Juventudes da Unicafes Nacional, em parceria com a Secretaria de Juventudes da Contag, está realizando virtualmente para a juventude cooperativista, uma formação política dividida em quatro cursos. O objetivo é compreender sobre como a sociedade se organiza, além dos conceitos de governo, estado, políticas públicas e projeto de governo.

 

A formação é inspirada no Teatro do Oprimido, que baseia-se na exploração e construção de cenas que retratem situações de opressão e a valorização da capacidade criadora e criativa dos jovens, através da sua ativação enquanto sujeitos. O Teatro do Oprimido é um método para a emancipação, que prepara os sujeitos para agir em situações de opressões no cotidiano.

 

Técnica agrícola, Raniely Alcantará, de 25 anos, do Coletivo de Jovens da Unicafes do Rio Grande do Norte, avalia que a juventude deve discutir política e levar este debate para o campo e para a cidade. “Somos um país político, democrático e precisamos mostrar as diferenças para nosso povo de política partidária e de política que envolve os projetos e ações. O meio rural ainda é muito desinformado quando se fala em política, pois infelizmente há muitas fake News”, observa.

 

Para Raniely, o curso de formação política fortalece a união do movimento sindicalista e cooperativista. “A Contag e a Unicafes não estão apenas formado jovens, e sim, educadores. O aprendizado tem nós feito refletir ainda mais sobre nosso lugar de fala e nossos direitos”, salienta.

 

Texto: Daiane Benso/ Ascom Unicafes Nacional
Foto: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual