Plano de Ações para 2022 é aprovado por unanimidade durante Encontro do Coletivo de Jovens da Unicafes Nacional
28 de fevereiro de 2022

A Secretaria de Juventude realizou no dia 22 de fevereiro, virtualmente, o 1º Encontro do Coletivo de Jovens da Unicafes Nacional. O objetivo foi retornar às ações do Coletivo Nacional de Juventudes no ano de 2022, apresentar ações realizadas no ano anterior e validar o Plano de Ação de 2022.

 

O secretário Bruno Engel Justin saudou os participantes, destacou a alegria de retomar às atividades do Coletivo Nacional, além de realizar um apanhado das principais ações desenvolvidas pela Secretaria em 2021, enfatizando as quatro ações estruturantes: O Pecsol Jovem; Avaliação do Pecsol; Diagnóstico da Juventude e o processo de escuta por meio das reuniões dos coletivos regionais. 

 

Dando continuidade ao encontro, a assessora Kelly Santiago explanou sobre as ações planejadas pela Secretaria, como o mapeamento da participação de jovens nos estados; escuta sensível com as 20 Unicafes Estaduais; elaboração do Documento Norteador; construção do Plano de Ação Regionais; Elaboração de Diagnóstico; aprovação da Resolução que amplia a participação de jovens e mulheres nos espaços de decisões cooperativistas; bem como ações que já estão em curso, como a constituição de uma parceria com a juventude da Contag.

 

Na sequência, a educadora Ana Paula Lopes abriu para a escuta dos jovens e para a avaliação das ações desenvolvidas pela Secretaria no ano de 2021, sendo que os mesmos enfatizaram que foi um ano bastante promissor, sobretudo, em relação às questões de formação.

 

A juventude do estado do RN socializou que no mês de junho/22 haverá uma Feira Nordestina da Agricultura Familiar, direcionado a possibilidade de realização de um Intercâmbio entre as juventudes. A juventude RS avaliou que a mobilização no estado iniciou bem antes do Pecsol Jovem e que as reuniões dos coletivos foram bastante úteis. Na oportunidade, também, o ex-membro da Unicafes Bahia, Givaldo Souza, apresentou memórias coletivas e ressaltou a importância da juventude ocupar os espaços e de levantar a bandeira do cooperativismo enquanto uma filosofia de vida e um projeto de sociedade.

 

Na continuidade da programação, houve uma inversão de pauta e a jovem liderança do RS, Daniela Flores, fez uma explanação sobre a possibilidade de captação de recurso para a juventude do Brasil. Trata-se do edital do Fundo Casa. E por fim, a educadora Ana Paula Lopes fez a apresentação do Plano de Ações para 2022 da Secretaria, votação e aprovação por unanimidade do mesmo.

 

 

Informações e foto: Assessoria da Secretaria de Juventude
Edição: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual