Pecsol: instrumento sistêmico de organização
09 de março de 2023

O Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol) vem se desenvolvendo como uma ferramenta sistêmica de organização, aprimoramento e implementação de propostas organizacionais. Esta é avaliação da assessoria institucional da Unicafes Nacional após a Oficina do Núcleo de Educação do Cooperativismo Solidário (Necsol), realizada de 27 de fevereiro a 03 de março em Brasília (DF).

 

O Pecsol representa uma conquista para a Unicafes, já que anualmente constroem-se e aprimoram-se propostas e metodologias, a partir do contato com a base. É com este olhar que o assessor Alcidir Mazzutti Zanco observou que a interlocução e intercooperação entre e com os Educandos, juntamente com a Direção e Conselho trouxe mais maturidade ao programa durante o encontro presencial, gerando conhecimento e fortalecendo às ações.

 

Além disso, como ponto positivo do Pecsol, destacou a aproximação com os diversos ministérios do Governo Federal, parlamentares e organizações da sociedade civil para o fomento da agricultura familiar. “O Pecsol tem sido reconhecido pelas cooperativas, associados e pela comunidade. É sustentável, justo e focado no empoderamento dos seus atores. Para nós continua sendo um desafio e uma grande oportunidade trabalhar para a consolidação deste modelo organizacional”, ressaltou Zanco.

 

Texto e foto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual