Parceria da Unicafes com Confederação do Mercosul fortalece o cooperativismo
15 de March de 2021

As experiências exitosas da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), ao longo de sua história, tem sido referências para entidades dos mais distintos segmentos. A Confederação das Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Expandido (Coprofam), presente atualmente em sete países, acredita no cooperativismo e tem construído uma parceria com a Unicafes, principalmente no aspecto da formação.

 

Além do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol), iniciativa de fomento, inclusão, empoderamento e gestão das cooperativas, a Coprofam tem ideais semelhantes ao da Unicafes quanto à articulação e fortalecimento da agricultura familiar. Além deste público, a confederação representa os interesses de camponeses e indígenas; membros de organizações de primeiro, segundo e terceiro grau da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

 

O vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercilio Broch, está à frente da presidência da Coprofam, e salienta que entre as principais conquistas da instituição está a instalação da Reunião Especializada em Agricultura Familiar (Reaf - Mercosul), que possibilitou um espaço para discutir a agricultura familiar, políticas públicas, facilitação da comercialização de produtos, realização de estudos, seminários e workshops, entre outros assuntos.

 

“A história que a Coprofam tem construído é bonita, tem logrado êxito, é uma luta de valorização, de diálogo e de crescimento. A Contag está com a Unicafes desde seu nascimento e nós, enquanto Coprofam, também nos identificamos com o esse trabalho e nos alegramos com essa parceria”, diz Broch, enfatizando que para o futuro pretende-se assinar um convênio de cooperação com a Unicafes para impulsionar ainda mais o cooperativismo.

 

“Não existe uma agricultura forte, se não tiver um forte braço do associativismo do cooperativismo. Essa parceria, a expansão da experiência da Unicafes, ajuda tanto o setor no Brasil como nos demais países da confederação”, frisa.

 

O presidente da Unicafes, Vanderley Ziger, destaca que é fundamental ter uma parceria representativa e articulada mundialmente como da Coprofam. “O trabalho em conjunto é a maneira mais eficiente de obtermos bons resultados. É na união que temos força e progresso. A agricultura familiar e a economia solidária nacional são o reflexo dessas boas parcerias”, ressalta.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Divulgação

 

 

 

 
2021 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual