No início de 2014 o Sistema Cresol Baser realizou uma visita técnica ao município de Itaocara, no noroeste do Rio de Janeiro a convite de Nain Rocha, coordenador Regional da Secretaria de
Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Sedrap). A atividade contou com as presenças do vice presidente da Central Cresol Baser, Luiz Ademar Panzer; dos representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Seciliano, Claudio Cesar e Cristiane Takaoka; e do colaborador na implantação da Cresol no Rio de Janeiro, Selmo Santos.

"Reunidos no Galpão de Comercialização da CEASA–RJ, na localidade de Ponto de Pergunta, agricultores ouviram a palestra do Luiz Ademar Panzer, aonde na época se tratava da chegada da Cresol no Rio de Janeiro. A partir desse encontro, outros se realizaram, estreitando a relação entre compradores do CEASA de Itaocara e os Agricultores Familiares de Nova Friburgo. Paralelo a isto, a Direção da Ceasa Friburgo, organizou um Grupo para Revitalização deste espaço de comercialização que há anos vinha sendo esvaziado", lembra Selmo Santos.

Por todo esforço realizado, o Ceasa de Nova Friburgo comemora a sua revitalização, com a volta de compradores e produtores rurais. No local, em dezembro de 2014, foi instalada a primeira unidade de atendimento Cresol no Estado do Rio de Janeiro em parceria com a SEDRAP, fazendo parte do Projeto de Expansão do Cooperativismo Solidário da Cresol e do BNDES.

A abertura da Cresol na região trouxe ainda mais benefícios aos agricultores familiares, aproximando dos produtores, serviços e produtos financeiros. O Projeto conta com a expansão da cobertura de contratação de linhas do Pronaf, em especial o Pronaf "B", capacitação em educação financeira, além da cobertura de assistência técnica nos municípios.

"Os eixos de atuação estão focados no aumento das capacidades e oportunidades, com atuação no acesso ao crédito, inclusão produtiva, e interação solidária e a apropriação do conhecimento e, como contrapartida, assessoria administrativa e aplicação de recursos do Pronaf nestas áreas", destaca Luiz Ademar Panzer.

Nova Friburgo - junto com os municípios vizinhos de Sumidouro e Teresópolis - possui cerca de 15 mil agricultores familiares, sendo o maior adensamento de Agricultores do Brasil. Nova Friburgo também é o maior produtor brasileiro de couve-flor, com cerca de 32 mil toneladas/ano. No mês de março, está prevista a inauguração da segunda Unidade de Atendimento da Cresol no Rio e Janeiro, no município de Teresópolis.

[+] FONTE: Cresol