O público lotou a Casa de Formação ontem (dia 10/3), em Francisco Beltrão-PR. O Seminário Estadual do Cooperativismo Solidário e da Agricultura Familiar superou as expectativas da Unicafes PR, promotora do evento, realizado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Prefeitura Municipal de Marmeleiro.

A atividade, que segue por todo o dia de hoje (11), tem como objetivo principal debater estratégias de fortalecimento à Agricultura Familiar, atividades consideradas oportunas no Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF14), declarada mundialmente pela ONU.

O ato solene de abertura contou com a presença de dirigentes de cooperativas, autoridades estaduais e federais e entidades parceiras, entre elas a Emater, Arcafar Sul, Fetraf Sul, Unioeste, UTFPR, SEAB, SEED, MDA, MAPA e MTE.

Em seu pronunciamento, o presidente da Unicafes, Luiz Ademir Possamai, destacou a parceria com as demais entidades e enfatizou a importância da união neste ano, que é tão oportuna para o setor. "É um ano curto, com a realização das eleições e da Copa do Mundo, mas a Agricultura Familiar merece toda a atenção! E nossos olhos devem estar voltados para os agricultores familiares, já que representam a maior parte dos trabalhadores na Agricultura", disse Possamai.

Para a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT-PR), o evento é uma oportunidade para debater o rumo e as políticas públicas de apoio à Agricultura Familiar. "O governo brasileiro inverteu as prioridades e houve uma maior valorização, através das políticas públicas (PAA e PNAE) e também graças aos esforços das organizações que têm investido nos agricultores familiares", argumentou.

Neveraldo Oliboni, da Fetraf-Sul, destacou o crescimento do cooperativismo e do sindicalismo na região Sudoeste. "Neste ano percebi uma presença maior de cooperativas e sindicatos no evento. E isso nos estimula a lutarmos juntos para alcançarmos mais conquistas para a Agricultura Familiar".

AULA DE COOPERATIVISMO

Maria Aparecida Geffer, da Arcafar Sul, enfatizou a educação no campo voltada para o cooperativismo e pontuou a importância da Unicafes como parceira no processo de formação. "A Unicafes proporciona uma cobertura mais ampla do projeto, com a participação maior de mulheres e jovens. E isso vem a fortalecer as casas familiares rurais", relatou.

Para ela, o Seminário é a melhor aula que os jovens já tiveram. "Neste dia, eles não estão perdendo aula nas escolas, e sim aprendendo mais sobre os processos de cooperativismo, o que é fundamental para a sucessão familiar e a gestão das propriedades", ressaltou.

LEI ESTADUAL DO COOPERATIVISMO

No último dia 21 de março, o Governo do Estado do Paraná designou a Unicafes PR para compor um grupo de trabalho que terá como missão a elaboração de propostas para a regulamentação da Lei 17.142/2012, que estabelece a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo.

Visando levantar tais propostas em conjunto com as cooperativas, na parte da tarde houve uma explanação feita pela Unicafes PR que abordou sobre os aspectos do projeto de lei e seus benefícios.

Sobre a Lei, a deputada acredita que a regulamentação ganhará mais força se acontecer o debate entre parlamentares e organizações. "Assim, é fundamental a participação da Unicafes neste debate para chamar os deputados à importância da Lei para o Cooperativismo Solidário", declarou.

Durante o dia, foram realizados painéis com debates alusivos ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, ministrados pela Unicafes PR, a UTFPR, Infocos e a Emater.

Ainda ontem aconteceram as oficinas temáticas sobre Redes de Cooperação e modelo organizacional, Programa de Ater Cooperativado, Cooperativismo e Políticas Públicas, Formação Cooperativista, Mulheres Cooperativistas e Jovens Cooperativistas.

CADSOL

No final da tarde, o Diretor do Departamento de Fomento à Economia Solidária da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes/MTE), Vital Filho, explanou sobre o Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários.

O CadSol dará publicidade aos empreendimentos econômicos solidários no país, permitindo aos empreendedores o acesso às políticas públicas e a programas públicos de financiamento, crédito, aquisição e comercialização de produtos e serviços entre outras ações. O CadSol vai fornecer também um selo a ser utilizado nos produtos com certificação.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE

Os presentes no Seminário vão participar hoje do Congresso Estadual e da Assembleia Geral Ordinária, que realizará a eleição da nova diretoria da Unicafes PR, homenagens, lançamento da revista CooperMais e o ato solene da parceria Unicafes/BNDES. Essa parceria abriu caminho para que as cooperativas de produção e de serviços acessassem recursos não reembolsáveis da ordem de mais de R$ 1 milhão, para investimentos nas agroindústrias de leite e na estruturação e logística das mesmas.

[+] Fonte: Unicafes PR - texto de Lilian Lazaretti