Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Instituto Mamirauá em Tefé (AM), os visitantes participaram da palestra “Agricultura Familiar e Desenvolvimento Social", que apresentou algumas das atividades realizadas por pesquisadores e técnicos do Instituto Mamirauá nas Reservas Amanã e Mamirauá.

A pesquisadora do Instituo Mamirauá, Jessica dos Santos, apresentou durante a palestra conceitos de agroecologia e exemplos de sistemas sustentáveis para a prática da agricultura na Amazônia.

O manejo agroecológico busca formas de utilização dos recursos naturais com o mínimo impacto ambiental. "O agricultor já possui o conhecimento tradicional, que deve ser valorizado, o saber tradicional é muito importante na construção dessas alternativas sustentáveis. O manejo vem tentar ajudar esse agricultor a utilizar práticas que possam gerar mais produtividade para a atividade realizada por ele, com o mínimo de impacto na natureza”, ressaltou a pesquisadora.

Segundo a pesquisadora, a agroecologia busca o desenvolvimento sustentável nas práticas de agricultura, evitando a degradação o solo, esgotamento dos recursos, o desmatamento descontrolado, assoreamento dos rios, entre outros.

O manejo agroecológico visa o desenvolvimento de práticas viáveis na para a agricultura familiar na região, como o manejo se sistema de criação agroecológica de gado, e de pequenos e médios animais, apresentando alternativas de renda para as comunidades, que tenham pouco impacto na natureza.

De acordo com a professora Ivaneide Fernandes Amorim, as atividades apresentadas na SNCT contribuem para o aprendizado dos alunos. “Mesmo morando em Tefé, muitos alunos não conhecem tanto sobre a região, acredito que as exposições e palestras estão contribuindo para que eles conheçam melhor essas áreas”, afirmou.

A assessoria técnica ao manejo de agroecossistemas é uma ação promovida pelo projeto “Participação e Sustentabilidade: o Uso Adequado da Biodiversidade e a Redução das Emissões de Carbono nas Florestas da Amazônia Central” –BioREC – desenvolvido pelo Instituto Mamirauá com financiamento do Fundo Amazônia.

Semana

Segundo o balanço parcial da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014) divulgado no domingo (19), foram promovidas cerca de 35 mil atividades científicas em 537 cidades do Brasil, com envolvimento de 560 instituições.

O número de atividades já supera a marca de 2013, quando foram contabilizadas 34 mil, em 740 municípios. Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que coordena o evento, o recorde tende a aumentar.

Fontes: Instituto Mamirauá e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação