O maior programa de aquisição de máquinas do mundo foi executado no Brasil nos últimos três anos. O PAC 2 Equipamentos doou para prefeituras brasileiras mais de 18 mil equipamentos, entre retroescavadeiras, motoniveladoras, pás carregadeiras, caminhões-pipa e caminhões-caçamba. A ação, que teve investimento de cerca de R$ 5 bilhões beneficiou 5.071 municípios, que representam 91% das prefeituras do País.

Juntas, essas máquinas têm possibilitado uma série de melhorias para o meio rural brasileiro. Com elas são construídos açudes e abertas estradas, ampliando acessos em todo o País.

Para os prefeitos, que receberam os equipamentos do programa para atuar em benefício da população, a iniciativa promove a estruturação produtiva de milhares de agricultores familiares. “Sabe quando você é criança e quer muito um presente, mas sabe que talvez seus pais não tenham dinheiro pra comprar? No caso dos moradores de Rincão, o final foi feliz. Com as máquinas do programa, conseguimos revitalizar aproximadamente 500 quilômetros de estradas”, conta o prefeito de Rincão, Dudu Bolito, no estado de São Paulo.

Combate aos efeitos da estiagem

No Semiárido, como a cidade Venha Ver, no Rio Grande do Norte, as máquinas do programa ajudaram a minimizar os prejuízos causados pelos longos períodos de estiagem. O prefeito do município, Expedito Salviano, relata que os equipamentos foram utilizados para dar melhores condições aos agricultores familiares que precisam transportar a produção. “Costumo dizer que, hoje, vivemos em outros tempos. Para uma região tão sofrida pela seca como o Semiárido, máquinas como essas são muito importantes. Melhoramos a infraestrutura no meio rural, nas estradas que dão acesso a elas, além de pequenos barreiros para armazenamento de água”.

Autonomia para os municípios

Em Poço Redondo, no Sergipe, a 170 quilômetros da capital Aracaju, o prefeito Roberto Araújo Silva, diz que as máquinas do PAC Equipamentos deram autonomia ao município. “Já passamos mais de um ano sem fazer nenhuma melhoria nas nossas estradas, justamente por não termos os equipamentos necessários. Agora, é diferente. Com as máquinas, temos autonomia para recuperar as vias e oferecer mais condições aos agricultores familiares e aos moradores do campo, que são 74% da nossa população. Além disso, Poço Redondo é o município com o maior número de assentamentos do estado. São 32, no total, com 3,5 mil famílias assentadas”, comemora.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário