Ousadas, Mulheres do Mato Grosso produzem cerveja artesanal
22 de março de 2022

Em um mercado predominantemente masculino, as agricultoras familiares Maria Antônia Rolon de Souza, Bernadete Ribeiro e Lurdes da Silva, de Cáceres, no Mato Grosso, estão fazendo bonito e chamando atenção pela ousadia e qualidade da produção de cerveja.

 

Após especializarem-se em cursos técnicos disponibilizados pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), as três mulheres iniciaram em 2019 a própria produção da Cerveja Artesanal Cabocla Serrana, que conta hoje com quatro tipos específicos: Apa, Blond Ale, Witbier e Pilsen.

 

O início foi desafiador, mas com garra, determinação e busca de novos conhecimentos, conforme conta Maria, 52 anos, o negócio deslanchou e hoje elas têm parcerias com a cooperativa Coopersol, CTA, Programa Terra Limpa e duas empresas que trabalham com comercialização de bebidas.  “Somos as primeiras mulheres do Mato Grosso Cervejeiras. O pessoal fala, inclusive, que a nossa cerveja é melhor do que dos homens. A dica é sempre acreditar em um sonho e buscar por ele...Nós ainda estamos trabalhando para construir o nosso espaço para a produção,  mas somos muito gratas pelo que já conquistamos”, salienta Maria.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Arquivo pessoal

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual