Oficina fomenta o Cooperativismo e Associativismo da Agricultura Familiar na Bahia
18 de abril de 2023

De 12 a 14 de abril aconteceu em Juazeiro, na Bahia, a Oficina de Capacitação sobre Cooperativismo e Associativismo da Agricultura Familiar. O evento marcou o encerramento do Projeto FO4-LA, executado pela Unicafes Nacional em parceria com o Trias e a Cooprofam.

 

O projeto fomentou três cooperativas no Nordeste brasileiro com finalidade de inserir jovens e mulheres na produção familiar, bem como desenvolver a agricultura de base familiar, agroecológica e orgânica. Na oportunidade, a Cooperbac (Barra do Choça/BA), Coopontal (Petrolina/PE) e Cooperxique (Mossoró/RN) apresentaram suas constituições, estrutura e organização, ramo de atuação, estratégia de negócios e acesso a mercado para seus produtos, além de explanar como o Projeto FO4-LA ajudou a gestão e os negócios da Cooperativa. Por fim, apresentaram os principais problemas/gargalos e a necessidade de medidas/propostas para superar e melhorar a gestão e os negócios da organização.

 

O evento contou com a participação de representantes do SAF-MDA, Sebrae, Banco do Nordeste, Embrapa, Contag, Sesan/MDS, Cresol e Fetag PE/RN/BA, que palestraram, dentre outros temas, sobre compras públicas, Ater e crédito rural. Foi ainda oportunizado aos participantes visita à Coopontal para a troca de conhecimentos.

 

Informações e fotos: Damião Ferreira da Silva Neto/Unicafes Nacional

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual