Novos módulos do Pecsol Jovem são apresentados para diretoria da Unicafes Nacional e parceiros
20 de abril de 2021

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) lançará, em maio, quatro novos módulos do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário Jovem (Pecsol Jovem). Iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude da Unicafes, com o apoio do Trias e do Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar (Cegafi) da Universidade de Brasília (UnB), o curso foi apresentado na sexta-feira (16) para a Diretoria-Executiva da Unicafes Nacional e para demais parceiros envolvidos no projeto.

 

Com o objetivo de promover educação continuada para jovens cooperativistas visando fortalecer a participação da juventude no Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária, o Pecsol Jovem foi idealizado por jovens de todo Brasil, através de uma maratona de quatro encontros virtuais focados em encontrar o melhor desenho para o processo de formação da juventude.

 

Com metodologia baseada na experiência desenvolvida pela Unicafes, por meio do Programa Pecsol EAD e com base a Gestão do Conhecimento junto ao público participante, os quatro módulos do curso serão disponibilizados no ambiente de aprendizagem virtual “Moodle Unicafes”.

 

A proposta ainda contempla as seguintes ferramentas pedagógicas: 13 cadernos didáticos; podcasts com conteúdo exclusivos apresentando experiências relevantes de jovens cooperativistas e orientações sobre o curso; atividades práticas; grupos de estudos; questões para reflexão; avaliação; material complementar e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O curso será certificado pela Universidade de Brasília e tem previsão de término para setembro.

 

Rômullo Renan Silva Dantas está à frente da Secretaria da Juventude e destaca que o Pecsol Jovem visa empoderar jovens lideranças cooperativistas na promoção do desenvolvimento local, multiplicando a atuação de trabalho, com eixos vinculados à formação técnica, operacional, e, eixos com formação estratégica e política. “É preciso ampliar espaços permanentes de formação e inclusão de novas lideranças, favorecendo realização de momentos de análise e construção de alternativas para fortalecimento deste segmento organizativo, bem como, multiplicar os diversos conhecimentos produzidos junto às cooperativas de base, valorizando os potenciais dos atores envolvidos”, avalia.

 

A coordenadora nacional do Trias América do Sul, Gisele Obara, ressalta que o Pecsol Jovem é resultado de uma iniciativa genuína que engrandece todo o sistema. “Isso é o cooperativismo na prática e seu valor agregado reflete o trabalho realizado por tantas mãos. Nos orgulha apoiarmos um projeto como este”, frisa.

 

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, reforçou o compromisso que tem com a Secretaria da Juventude e com formações como do Pecsol, que na sua visão são essenciais para a promoção do cooperativismo. “Foram muitos os avanços que tivemos desde a implantação da Secretaria, o que nos motiva a continuarmos fomentando e apoiando ações voltadas a este público”, salienta.

 

Secretaria da Juventude

A Secretaria da Juventude da Unicafes existe desde 2017 e está em 12 estados do Brasil. Sua missão é promover a inclusão social, produtiva e política da juventude nas cooperativas da agricultura familiar e economia solidária do Brasil.

 

Além do Pecsol Jovem, foram muitas as conquistas da Secretaria desde a sua fundação, como a aprovação de dois projetos produtivos, com parceria da Secretaria de Juventude da Unicafes Alagoas; formalização da parceria com o Trias e a garantia de recursos financeiros para projetos produtivos, formação e acompanhamento das Secretarias Estaduais; desenvolvimento da Plataforma dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com histórias de vida e trajetória dos jovens das Secretarias Estaduais, entre outros.

 

Texto: Daiane Benso – Com informações de Maíra Figueira/Unicafes Nacional
Foto: Divulgação

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual