Prezados(as) senhores(as)

Dando continuidade ao trabalho de incidência da Oxfam iniciado em Davos em janeiro de 2014, com a publicação do relatório "Working for the Few", temos o prazer de informa-lo (a) sobre o lançamento de um novo relatório chamado "Equilibre o jogo!" (Even it Up!).

Por meio deste documento, queremos iniciar um processo para a abordagem política de fatores decisivos no combate das desigualdades no mundo. Hoje, sete entre dez pessoas vivem em países onde a distância entre ricos e pobres é maior do que há 30 anos. A desigualdade extrema prejudica tanto a ricos como pobres, corrompe o sistema político, dificulta o crescimento econômico, exacerba as disparidades de gênero, e causa uma miríade de problemas sociais em áreas como a saúde, a educação e a segurança pública. Os bilionários do mundo são tão ricos que, segundo os nossos cálculos, o imposto de apenas 1,5% sobre suas fortunas, caso fosse aplicado diretamente após a crise financeira, poderia ter salvo 23 milhões de vidas. No Brasil e no mundo, esta situação é insustentável e intolerável.

Assim, o relatório da Oxfam tenta demonstrar que a desigualdade não é inevitável. Por exemplo, sabemos que escolher a instauração de políticas que estabeleçam regimes fiscais e salariais justos, norteadas por uma visão social que contemple a igualdade de gênero, um sólido sistema de proteção social, e serviços de educação e saúde de boa qualidade para todos (as) é o caminho certo para enfrentar os desafios da pobreza e da desigualdade.

O relatório, cujo sumário executivo em português e o texto completo em inglês são compartilhados neste e-mail, servirá de base à narrativa da campanha da Oxfam "Equilibre o jogo!" que esta sendo lançada mundialmente e que foca, no primeiro momento na relação entre desigualdade e políticas fiscais (questão tributária relacionada por um lado a arrecadação de fundos públicos, e por outro, as despesas públicas, seu direcionamento e a qualidade das políticas públicas implementadas).

No Brasil, estamos atualmente na fase de formulação da campanha e na tradução completa do relatório em português. A nossa intenção é lançá-la no nível nacional, a partir de abril de 2015. Para que esta campanha seja bem sucedida e alcance o impacto esperado no Brasil, a sua participação e/ou colaboração será de suma importância. Neste contexto, adiantamos que entraremos em contato no decorrer dos próximos meses do ano em curso, para tentar identificar e avaliar possibilidades de trabalho em conjunto no âmbito da preparação e/ou da implementação de um pacto nacional contra a desigualdade no país.

Despedimo-nos com a esperança de que o nosso relatório lhe inspire a formar parte deste diálogo para continuar mudando o Brasil.

Juntos, equilibremos o jogo!

Atenciosamente,

Simon Ticehurst
Diretor, Oxfam Internacional no Brasil